Em conferência na ONU, Cunha afirma que “não há democracia sem povo”

  • Por Jovem Pan
  • 01/09/2015 10h57
BRASÍLIA, DF, 17.07.2015: EDUARDO-CUNHA - O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anuncia nesta sexta-feira (17) seu rompimento político com o governo Dilma Rousseff. Segundo Cunha, a partir de agora ele passará a integrar as fileiras de oposição à gestão petista. "Eu, formalmente, estou rompido com o governo. Politicamente estou rompido", enfatizou Cunha em coletiva de imprensa no salão verde da Câmara, em Brasília (DF). (Foto: Ed Ferreira/Folhapress) Ed Ferreira/Folhapress Eduardo Cunha anuncia rompimento com o governo

O presidente da Câmara dos Deputados afirmou na sede da Organização das Nações Unidas que não há “democracia sem povo”. Eduardo Cunha discursou na Quarta Conferência Mundial de Presidentes de Parlamentos, nesta segunda-feira (31), em Nova York.

O presidente da Câmara foi um dos 43 oradores em encontro com o tema “Paz, democracia e desenvolvimento”, organizado pela União Interparlamentar.

Na Conferência, que objetiva a troca de experiências entre parlamentares de 166 países-membros da ONU, Cunha declarou: “não pode existir democracia sem povo. Até a tradução liteal de poder pelo povo contém a essência da democracia, que é a representação popular. democracia sme povo é como jardim sem flores, não tem o que se regar, o que se manter”.

Em uma fala de menos de cinco minutos, o presidente da Câmara disse ainda que o fortalecimento da democracia “é o caminho mais efetivo para a paz”. Ele defendeu ainda a liberdade de impressa, a liberdade de expressão e se manifestou contrário “a qualquer tipo regulamentação”.

“É fundamental para a democracia a manutenção da liberdade de imprensa, de expressão, e combatermos qualquer forma de censura ou regulação de mídia, de qualquer natureza, inclusive econômica. Como líderes dos parlamentos, temos o compromisso de estabelecer o diálogo e lutar pelo fortalecimento da democracia, que é o caminho mais assertivo para a promoção da paz”, disse.

Eduardo Cunha destacou princípios definidos no artigo quarto da constituição brasileira que regem a política externa e as relações internacionais. O presidente da Câmara destacou ainda que a democracia é o respeito às diferenças, a promoção do diálogo e a busca pacífica pela solução de conflitos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.