Em delação, Cerveró acusa Dilma de mentir sobre compra de Pasadena

  • Por Jovem Pan
  • 02/06/2016 20h10
Brasília- DF- Brasil- 02/12/2014- Reunião para acareação entre os ex-diretores da Petrobras, (foto) Paulo Roberto Costa, de Abastecimento e Nestor Cerveró, da Área Internacional. Foto: Laycer Tomaz/ Câmara dos Deputados Laycer Tomaz/Agência Câmara Nestor Cerveró

Em delação premiada, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró disse que a presidente afastada, Dilma Rousseff, mentiu sobre a compra da refinaria de Pasadena. Segundo supõe o delator, Dilma sabia que políticos petistas recebiam propina da estatal.

Nestor Cerveró está preso desde janeiro do ano passado após ser condenado na Lava Jato. O conteúdo do depoimento do ex-diretor foi tornado público nesta quinta-feira (2).

De acordo com ele, a afirmação de Dilma Rousseff de que aprovou a compra da refinaria porque não tinha informações completas “não corresponde à realidade”. Na época em que a refinaria foi adquirida pela Petrobras – 2006 -, Dilma era presidente do Conselho de Administração da estatal.

Cerveró afirmou ainda que “houve certa pressa” na aprovação do projeto pelo Conselho de Administração. “Que o projeto foi aprovado na Diretoria Executiva da Petrobras numa quinta e na sexta o projeto foi aprovado no Conselho de Administração; que esse procedimento não era usual”, disse em delação.

Em trecho da delação, Cerveró alegou ainda que “sempre que havia dúvidas sobre algum tema a ser analisado, o Conselho de Administração solicitava esclarecimentos, que não foi solicitado nenhum tipo de esclareciemtno quanto à aquisição da refinaria de Pasadena; que isso indica que não havia dúvida nenhuma quanto à aquisição da refinaria de Pasadena”.

O delator afirmou ainda que a presidente afastada Dilma Rousseff acompanhava de “perto os assuntos referentes” à estatal e que frequentava a empresa constantemente.

Cerveró, apesar de declarar que Dilma sabia que políticos do PT recebiam propina “oriunda da Petrobras”, disse que “nunca tratou diretamente com Dilma sobre o repasse de propina, seja para ela, seja para políticos, seja para o PT”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.