Em entrevista a jornal, Vélez diz que livros didáticos devem revisar referências à ditadura militar

  • Por Jovem Pan
  • 03/04/2019 22h15 - Atualizado em 03/04/2019 22h25
Marcelo Camargo/Agência Brasil O ministro da Educação, Ricardo Vélez concedeu entrevista ao jornal Valor Econômico nesta quarta

Ricardo Vélez Rodríguez, ministro da Educação, disse que os livros didáticos deverão sofrer mudanças para revisar a maneira como são retratados o golpe de Estado que retirou o presidente João Goulart do poder, em 1964, e o regime militar que o seguiu. A declaração foi dada durante uma entrevista ao jornal Valor Econômico, publicada nesta quarta-feira (3).

Segundo o jornal, Vélez diz acreditar que a mudança de regime, há 55 anos, não foi um golpe, e sim uma “mudança de tipo institucional”. Além disso, teria dito que o período que seguiu a posse do general Castello Branco não seria ditadura, e sim um “regime democrático de força”. A tese é refutada por historiadores que estudaram o período.

Vélez disse ainda, segundo o Valor Econômico, que as mudanças em livros didáticos seriam “progressivas”, e devem ocorrer “na medida em que seja resgatada uma versão mais ampla da história”.

Ele teria dito também que o papel do Ministério da Educação é “regular a distribuição do livro didático e preparar o livro didático de tal forma que as crianças possam ter a ideia verídica, real, do que foi a sua história”.

Com informações de Agência Estado

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.