Em Minas Gerais, previsão de fortes chuvas coloca barragens em alerta

O comunicado da Agência Nacional de Mineração foi feito a poucos dias do aniversário de cinco anos do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, que deixou 19 mortos

  • Por Jovem Pan
  • 24/10/2020 16h13
REUTERS/Ricardo Moraes O objetivo é prevenir desastres como o da barragem que pertencia à Vale S.A. em Mariana

Na manhã deste sábado (24), a Agência Nacional de Mineração (ANM) emitiu um comunicado alertando para a previsão de fortes chuvas em Minas Gerais durante os próximos dias. A organização pediu que “as equipes de segurança de barragens se mantenham em alerta com monitoramento diário das condições das estruturas – em especial do estado de conservação”. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de que o volume de chuva entre os dias 24 e 25 supere os 50 mm.

O aviso vem quase cinco anos depois do rompimento da barragem de Fundão, na cidade de Mariana, que em 5 de novembro de 2015 deixou 19 mortos, destruiu comunidades e impactou dezenas de municípios dos arredores. Atualmente, três barragens no estado são classificadas como nível três de emergência, localizadas nos municípios de Barão de Cocais, Nova Lima e Ouro Preto. A ANM reforçou que, em caso de qualquer anormalidade, o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e o Sistema Integrado de Gestão de Segurança de Barragens (SIGBM) deverão ser imediatamente acionados.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.