Em posse de presidentes de bancos, Temer vai fazer discurso contra a corrupção

  • Por Estadão Conteúdo
  • 01/06/2016 08h50
Brasília - DF, 25/05/2016. Presidente Interino Michel Temer durante cerimônia de apresentação de Credenciais dos Embaixadores Residentes em Brasília. Foto: Beto Barata/PR Beto Barata/PR Michel Temer - PR

O presidente em exercício Michel Temer quer transformar em um acontecimento político a cerimônia de posse dos novos titulares do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Petrobras e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A solenidade está marcada para às 9h30 desta quarta-feira (1), no Palácio do Planalto.

Temer quer aproveitar a oportunidade para fazer, à nata política e econômica convidada para o evento, mais um forte discurso no qual pretende reafirmar o compromisso com o combate a corrupção, além de enfatizar apoio total à Operação Lava Jato e sinalizar para o mercado a importância de se criar um ambiente econômico favorável para tirar o País da crise.

Na manhã da última terça-feira (31), o Planalto teve de apagar um incêndio junto ao PP, partido que vai comandar a Caixa Econômica. A nomeação do ex-ministro das Cidades do governo Dilma, Gilberto Occhi, para a CEF já havia sido acertada e fechada com o Planalto e dependia apenas da publicação em Diário Oficial. 

Só que, também na terça-feira, o Diário trouxe apenas a nomeação de Paulo Caffarelli para a presidência do Banco do Brasil, o que gerou uma certa tensão no partido. A preocupação foi desfeita no almoço de Michel Temer com líderes da base, quando o presidente avisou aos pepistas que Occhi tomaria posse nesta quarta.

Além de Occhi e Caffarelli, assumem Maria Sílvia Bastos Marques, no BNDES, Pedro Parente, na Petrobras, e Ernesto Lozardo, no Ipea.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.