Em protesto, 350 mil foram à Av. Paulista, segundo a PM; Datafolha estima 135 mil
Cerca de 350 mil pessoas participaram da manifestação na Avenida Paulista contra o Governo da presidente Dilma Rousseff neste domingo (16), segundo informou a Polícia Militar. Já o Instituto Datafolha estima que 135 mil estiveram presentes no ato.
O coronel da PM, Luiz Henrique Di Jacintho Santos, comandante do policiamento do centro da Capital, informou que o número foi registrado às 18h, horário de pico da manifestação. O coronel afirmou ainda que a manifestação ocorreu sem incidentes e apenas duas ocorrências de furtos de celulares foram registradas.
A Polícia Militar contou com um efetivo de 1800 policiais, que iniciou os trabalhos às 11h, e a estimativa de liberação da Avenida Paulista é a partir das 19h.
Já a contagem do Instituto Datafolha foi realizada entre 13h e 17h30 e foi maior do que o registrado na manifestação do dia 12 de abril, que reuniu 100 mil pessoas. No entanto, o protesto do dia 15 de março – um dos maiores da história brasileira e o primeiro da série de atos contra o Governo – contou com 210 mil pessoas.
O número divulgado pelo Datafolha indica a quantidade de pessoas diferentes que, em algum momento do dia, compareceram à manifestação. Às 15h, o instituto calculou cerca de 120 mil pessoas em uma das avenidas mais conhecidas da cidade.
Em comparação com outras manifestações, o ato deste domingo possui números semelhantes. Em junho de 2013, por exemplo, cerca de 110 mil pessoas foram às ruas. Há 23 anos, em 1992, na maior manifestação que pedia o impeachment de Fernando Collor, cerca de 70 mil se reuniram.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.