‘Fiz vários vídeos’, diz empresário que assumiu autoria de gravação divulgada pelo Planalto

  • Por Nicole Fusco
  • 02/04/2019 15h26 - Atualizado em 02/04/2019 16h02
Divulgação O empresário Osmar Stabile assumiu nesta terça-feira (2) a autoria do vídeo que exalta a ditadura e que foi divulgado neste domingo (31) O empresário Osmar Stabile assumiu nesta terça-feira (2) a autoria do vídeo que exalta a ditadura e que foi divulgado neste domingo (31)

O empresário paulista Osmar Stabile assumiu, nesta terça-feira (2), a autoria do vídeo divulgado neste domingo (31) pela Presidência da República que exalta o golpe militar de 1964 e a ditadura. O empresário afirmou, por meio de nota, que é um “entusiasta do contragolpe preventivo”.  Segundo ele, é “assim que boa parte que os historiadores sem ideologias pré-concebidas enxergam ‘1964’”.

A declaração foi dada por meio de nota divulgada ao site Congresso em Foco e depois confirmada pela Jovem Pan. À Pan, o empresário disse que “não conhece pessoalmente” o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Ele afirmou ainda que já fez “vários vídeos”, todos com recursos próprios, e que “não tinha nem ideia da repercussão” que as imagens pró-ditadura teriam.

Ao Congresso em Foco, o advogado Piraci Oliveira, que defende Stabile, disse que “não há qualquer relação com o governo” e que “não há dinheiro público envolvido”. “O vídeo foi encaminhado para grupo de amigos. Ele faz vídeos desse tipo. Não há qualquer relação com o governo. Ele nunca esteve com o presidente. Não há dinheiro público envolvido nem qualquer relação com o Estado.”

“Não pretendo fazer revisionismo histórico algum com o meu vídeo. Só tive e tenho a intenção de mostrar a outra face da moeda”, afirmou o empresário. “E o povo brasileiro pode e deve conhecer outros argumentos, que não aqueles repetidos compulsoriamente, sem respeito aos fatos como eles, de fato, ocorreram”, acrescentou.

O vídeo que exalta o golpe de 1964 foi divulgado no domingo no grupo de WhatsApp da Secretaria de Comunicação da Presidência da República voltado para jornalistas. O Planalto se recusou a informar quem havia feito a gravação e também não esclareceu quem autorizou seu envio ao grupo. O filho do presidente deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também compartilhou a gravação.

O vice-presidente, Hamilton Mourão, afirmou que o vídeo foi “decisão do presidente” Bolsonaro. “Foi divulgado pelo Planalto, é decisão dele [do presidente]”, disse Mourão.

O porta-voz da Presidência, Otávio Rêgo Barros, por sua vez, se recusou a comentar o assunto e deu a discussão por encerrada.

Leia a nota na íntegra:

“DECLARAÇÃO

Como Autor-Produtor do vídeo divulgado na data de 31/03/2019 faço essa Declaração. Fi-lo (o vídeo), de moto próprio e às minhas expensas.

Isto posto, venho esclarecer que:

  1. Como cidadão, quite com suas obrigações constitucionais e legais, tenho o total direito de expor minha opinião de forma livre.
  2. Sou um patriota e entusiasta do contragolpe preventivo (pois é assim que boa parte que os historiadores sem ideologias pré-concebidas enxergam “1964”).
  3. Não tenho e nem tive a pretensão de mexer com os brios, dores e sentimentos daqueles que se dizem perseguidos pelas Forças do Estado naquele importante período da nossa história. Mas acredito plenamente nos esforços de nossas Forças Armadas que evitaram males políticos maiores para a nação. E esse lado da história precisa ser conhecido pelas novas gerações! Uma só cansada narrativa que traz meias verdades ou mentiras não pode ser o único norte para um povo que necessita conhecer sua história! Meu vídeo, afinal, restringiu-se a falar de um momento pré-regime militar. As Forças Armadas agiram naquela oportunidade rigorosamente dentro da Lei e obedecendo a Constituição de 1946, então vigente. Ver seu Artigo 177, que fala por si.
  4. O Exército nos salvou e nos salva! Todos os dias! No combate aos focos da dengue, no front da segurança pública, construindo estradas, educando e formando jovens brasileiros, impedindo os ventos frios que massacraram povos em nome de regimes que nunca semearam a democracia, como é de conhecimento geral.
  5. Feliz de um povo que pode criticar suas Forças Armadas, mas pode contar com elas! Sempre! |

Deem a missão! As Forças Armadas a cumprirão sem pestanejar.

     6. Por fim, não pretendo fazer revisionismo histórico algum com o meu vídeo. Só tive e tenho a intenção de mostrar a outra face da moeda.

E o povo brasileiro pode e deve conhecer outros argumentos, que não aqueles repetidos compulsoriamente, sem respeito aos fatos como eles, de fato, ocorreram.

Como disse no meu vídeo O EXÉRCITO (pela sua atuação firme e Constitucional em 31 de março de 64) NÃO QUER PALMAS NEM HOMENAGENS. O EXÉRCITO APENAS CUMPRIU O SEU PAPEL.

E foi apenas isso que enfoquei.

Que Deus nos proteja! Que Deus proteja TODO povo brasileiro, independentemente de sua bandeira ideológica! Eu tenho a minha!

Sou eleitor do Presidente Jair Bolsonaro. E penso que todo Democrata deve respeitar a vontade da maioria demonstrada nas urnas.

É o que tinha a falar — e isso é tudo o que tinha a declarar sobre a postagem de meu vídeo em 31 de março.

E peço respeito por minhas convicções.

OSMAR STABILE DIRETOR PRESIDENTE BENDSTEEL INDUSTRIA E COMÉRCIO LTDA RG 7.306.210-8 CPF 667.923.398-49″

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.