Empresário de ônibus deixa prisão após Gilmar Mendes conceder liberdade
O empresário de ônibus Jacob Barata Filho e o ex-presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira, foram libertados da Cadeia Pública José Frederico Marques, em Benfica, no Rio de Janeiro, no fim da noite do último sábado (2).
Na sexta-feira, o ministro do Superior Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, concedeu habeas corpus para libertá-los. A dupla é investigada por um suposto esquema de pagamento de propina envolvendo empresas de ônibus no Rio.
Essa é a terceira decisão favorável de Mendes a Barata Filho. O ministro revogou dois mandatos de prisão, dados nas operações Ponto Final e Cadeia Velha.
As decisões de Mendes sobre Barata filho fizeram com que ele tivesse atrito com Marcelo Bretas e Rodrigo Janot, na época em que ele era procurador-geral. Janot chegou a pedir à presidente do STF, Cármen Lúcia, o impedimento do ministro, pois ele mantém relações de amizade com o empresário.
Mendes foi padrinho de casamento de Beatriz Barata, filha do empresário de ônibus. O marido dela, Francisco Feitosa Filho é sobrinho de Guiomar Mendes, esposa do ministro.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.