Empresas se unem para viabilizar 26 mil testes de Covid-19 para profissionais da saúde de SP
O estado de São Paulo fará, nas próximas semanas, cerca de 500 testes diários em profissionais de saúde após parceria firmada entre empresas privadas e a secretaria estadual de saúde. O diretor executivo, médico e técnico do Grupo Fleury, Edgar Rizzatti, explicou ao Jornal da Manhã – 2ª Edição o objetivo da iniciativa e outros detalhes da parceria.
Segundo Edgar, a aquisição dos reagentes e materiais necessários para os exames, importados dos Estados Unidos, se deu por meio de uma parceria entre a Bradesco Seguros, Coca-Cola Brasil, Coca-Cola FEMSA e Grupo Fleury. O objetivo é possibilitar o diagnóstico precoce da Covid-19 e diminuir a proliferação da doença. Cerca de R$ 4 milhões foram investidos para as ações.
“Chegar ao diagnóstico de certeza é muito importante, especialmente nos profissionais de saúde. Uma vez que esses profissionais tenham indícios da doença, desenvolvam os sintomas, eles precisam ser rapidamente diagnosticados para que eles possam ser afastados, e a gente, com isso, consiga reduzir a disseminação da doença.”
De acordo com Rizzatti, os resultados dos exames estarão disponíveis entre 24 e 48 horas. Assim, a ação busca testar os profissionais de saúde que possam estar infectados para que, em caso positivo para o coronavírus,”sejam tomadas as medidas o mais rápido possível”.
Os 26 mil exames que serão realizados são do tipo RT-PCR, usados em pacientes internados ou que se encontram em estágios mais avançados da Covid-19.
“O que acontece é que, quando a gente fala em exame, o que estamos abordando nesse contexto da parceria é o RT-PCR, que é utilizado para diagnosticar na fase aguda da doença. Nesse exame, o que fazemos é a extração do material genético seguido da reação de PCR para verificar o vírus”, explicou.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.