Enem 2019 divulga notas; confira como recuperar senha para acessar o sistema

  • Por Jovem Pan
  • 17/01/2020 05h30 - Atualizado em 17/01/2020 09h36
ESTADÃO CONTEÚDO Erro em correção do Enem 2019 causou polêmicas ao Ministério da Educação

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) estão disponíveis para consulta a partir desta sexta-feira (17). Para ter acesso à pontuação, incluindo o desempenho na redação, é preciso acessar a página do participante, no portal do Enem.

Para os participantes que não se lembrarem da senha cadastradas, o sistema permite a recuperação do acesso:

Confira o passo a passo:

  • Acesse o endereço eletrônico https://enem.inep.gov.br/participante/#!/
  • Responder ao “desafio das figuras” proposta pela assistente virtual da plataforma
  • Insira seu CPF
  • Clique em “esqueci minha senha” no canto inferior direito da tela
  • Clique em “enviar senha”

Aguarde uma nova senha ser enviada para o seu e-mail cadastrado.

Caso a senha não esteja na caixa de entrada do e-mail, o participante deve consultar o spam ou aguardar alguns minutos e chegar o e-mail novamente. O Ministério da Educação (MEC) ainda disponibiliza a opção de alteração do e-mail, caso o candidato não tenha mais acesso ao e-mail cadastrado na época.

Será preciso lembrar o e-mail anterior e responder a perguntas de confirmação. Caso precise informar um novo endereço eletrônico, o participante deve clique em “alterar e-mail”. O MEC ainda disponibiliza um número de telefone para esclarecimentos de dúvidas: 0800 616161

A nota do Enem permite ao estudante buscar vagas para ingresso no ensino superior público do país e pode ser usada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade Para Todos (ProUni), e também para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), além do ingresso direto nas instituições.

Além das instituições brasileiras públicas e particulares, 47 universidades portuguesas aceitam o exame no processo seletivo de alunos.

No ano de 2019, o primeiro dia do ENEM aconteceu em 3 de novembro, com a prova Linguagens e Ciências Humanas, e Redação cujo tema foi a “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. No dia 10 de novembro aconteceu a prova de Exatas e Ciências da Natureza.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.