Entenda os resultados das eleições nas capitais brasileiras
A votação se encerrou às 17 horas na maioria dos Estados brasileiros e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deu início à apuração dos votos minutos depois. Confira abaixo os resultados já oficializados nas capitais:
Aracaju (SE) – Haverá segundo turno
Edvaldo Nogueira (PC do B): 38,76%
Valadares Filho (PSB): 38,09%
Análise: Edvaldo Nogueira tenta chegar à prefeitura da capital sergipana pela quarta vez, mas tem um adversário forte pela frente. O deputado federal Valadares Filho busca pela segunda vez consecutiva governar a cidade. Em 2012, perdeu. Agora vai em busca de apoio com os demais candidatos para se eleger.
Belém (PA) – Haverá segundo turno
Zenaldo Coutinho (PSDB): 31,02%
Edmilson Rodrigues (PSOL): 29,50%
Análise: Zenaldo Coutinho é o atual prefeito de Belém. O candidato já foi vereador no município e deputado estadual do Pará. Edmilson tem um currículo político vasto. Atualmente é deputado federal pelo Pará, mas já legislou na Assembleia do Estado e comandou a capital paraense em duas oportunidades. Com o passado ligado ao PT, Edmilson conseguiu superar seus adversários e chegar ao segundo turno.
Belo Horizonte (MG) – Haverá segundo turno
João Leite (PSDB): 33,40%
Alexandre Kalil (PHS): 26,56%
Análise: O segundo turno das eleições de Belo Horizonte vai marcar o duelo entre Leite, um ex-goleiro do Atlético, e o ex-presidente do clube. João Leite é a grande esperança dos tucanos para dar o troco ao PT em Minas Gerais. Nas eleições de 2012, o petista Fernando Pimentel conquistou o governo do Estado e aplicou dolorosa derrota ao mineiro Aécio Neto, que era então o candidato tucano à presidência. Enredado na Operação Acrônimo, Pimentel neste ano não pode ser um cabo eleitoral eficiente para Reginaldo Lopes, que não superou os 7% dos votos.
Boa Vista (RR) – Definido
Teresa Surita (PMDB): 79,39%
Análise: Ex-mulher e aliada do senador Romeno Jucá, Teresa Surita é reeleita na capital de Roraima com 79% dos votos. Essa será a quinta vez que a candidata do PMDB vai comandar a cidade.
Campo Grande (MS) – Haverá segundo turno
Marquinhos Trad (PSD): 34,57%
Rose Modesto (PSDB): 26,62%
Análise: Marquinhos Trad concorre pela primeira vez à prefeitura de Campo Grande. Deputado Estadual vai enfrentar Rose Modesto de Oliveira no segundo turno. A vice-governadora de Mato Grosso do Sul já foi vereadora por duas vezes na cidade.
Cuiabá (MT) – Haverá segundo turno
Emanuel Pinheiro (PMDB): 34,15%
Wilson Santos (PSDB): 28,40%
Análise: Filho de político, Eduardo Pinheiro já foi vereador em Cuiabá e deputado estadual no Mato Grosso. Ele vai enfrentar o tucano Wilson Santos, que tenta voltar à prefeitura. 2° turno promete ser uma disputa acirrada.
Curitiba (PR) – Haverá segundo turno
Rafael Greca (PMN): 38,38%
Ney Leprevost (PSD): 23,66%
Análise: Rafael Greca esteve à frente das pesquisas durante boa parte da campanha, mas desidratou ao dizer que “vomitou ao sentir o cheiro de um pobre”. Conhecido na política municipal, onde têm muitos mandatos de vereador, Leprevost surpreendeu e tirou da disputa o atual prefeito Gustavo Fruet.
Florianópolis (SC) – Haverá segundo turno
Gean Loureiro (PMDB): 40,39%
Angela Amin (PP): 24,57%
Análise: Em 2012, Gean Loureiro chegou ao segundo turno das eleições municipais, mas acabou sendo derrotado por César Souza, do PSD. Ele já foi vereador na cidade por cinco mandatos e agora vai enfrentar a ex-prefeita de Florianópolis, Angela Amin. A candidata do PP é casada com o ex-governador do estado e atual deputado federal Esperidião Amin.
Fortaleza (CE) – Haverá segundo Turno
Roberto Cláudio (PDT): 40,81%
Capitão Wagner (PR): 31,15%
Análise: O atual prefeito Roberto Cláudio se elegeu pelo PSB, mas mudou de partido para tentar a reeleição.
Goiânia (GO) – Haverá segundo turno
Iris Rezende (PMDB): 40,47%
Vanderlan Cardoso (PSB): 31,84%
Análise: Com uma carreira política consolidada, Iris Rezende já foi governador de Goiás e prefeito de Goiânia, além de ter sido eleito senador. Em 2014, foi derrotado na disputa pelo governo goiano e agora retoma a disputa eleitoral através das eleições municipais de Goiânia. Já Vanderlan, tem origem humilde e hoje é empresário bem sucedido. No pleito de 2014, também tentou ser governador de Goiás, mas ficou em terceiro.
João Pessoa (PB) – Definido
Luciano Cartaxo (PSD): 59,67% dos votos
Análise: Cartaxo exemplifica o movimento de debandada de políticos do PT. Ele foi afiliado ao partido por 20 anos, mas, em 2015, deixou a legenda para se candidatar à reeleição pelo PSD.
Macapá (AP) – Haverá segundo turno
Clécio Luiz (Rede): 44,59%
Gilvam Borges (PMDB): 26,37%
Análise: Clécio Luiz é o atual prefeito de Macapá e busca a reeleição. Apesar disso, não conseguiu garantir vitória no primeiro turno e terá que continuar na disputa com Gilvam Borges, que já foi deputado e senador. A disputa no segundo turno deverá ser mais acirrada.
Maceió (AL) – Haverá segundo turno
Rui Palmeira (PSDB): 46,86%
Cícero Almeida (PMDB): 24,73%
Análise: Ao contrário de 2012, quando foi eleito em primeiro turno, dessa vez Rui Palmeira terá que seguir na disputa com Cícero Almeida, que tenta voltar à prefeitura da capital alagoana, cargo que ocupou entre 2005 e 2011. Ex-apresentador de um programa policial, o candidato do PMDB já teve problemas com a Polícia Federal, fato que foi bastante lembrando pelos adversários durante a campanha.
Manaus (AM) – Haverá segundo turno
Artur Neto (PSDB): 35,17%
Marcelo Ramos (PR): 24,86%
Análise: Atual prefeito de Manaus, Artur Virgílio Neto, vai disputar o 2º turno da capital amazonense com Marcelo Ramos. O tucano foi alvo de ataques durante toda a campanha e apesar disso conseguiu se manter na frente. No entanto, a diferença entre os dois candidatos que vão disputar o segundo turno diminuiu consideravelmente em relação as últimas pesquisas apresentadas.
Natal (RN) – Definido
Carlos Eduardo Alves (PDT): 63,42%
Análise: Filho do ex-governador do Estado Aluísio Alves, o candidato do PDT se manteve a frente dos adversários durante toda a campanha e segue para seu quarto período à frente da prefeitura de Natal.
Palmas (TO) – Definido
Amastha (PSB): 52,38%
Análise: Em Palmas não há segundo turno, já que a cidade não tem mais de 200 mil eleitores. Em 2012, Carlos Enrique Franco Amastha foi o primeiro prefeito de uma capital brasileira nascido em outro país – Colômbia. Agora o empresário do ramo de shopping centers é reeleito e conduzirá a cidade por mais quatro anos.
Porto Alegre (RS) – Haverá segundo turno
Nelson Marchezan Júnior (PSDB): 29,84%
Sebastião Melo (PMDB): 25,93%
Análise: A campanha que começou com Luciana Genro e Raul Pont na frente e terminou com Nelson Marchezan Júnior e Sebastião Melo no segundo turno é mais um exemplo da derrocada do PT no Rio Grande do Sul.
Porto Velho (RO) – Haverá segundo turno
Dr Hilton (PSDB): 27,20%
Leo Moraes (PTB): 26,12%
Análise: Dr. Hildon e Leo Moraes vão para o segundo turno após uma disputa acirrada com Mauro Rasul, do PSB, que teve 24% dos votos. Dr. Hildon concorre pela primeira vez a um cargo político, enquanto Leo Moraes, filho do ex-deputado Paulo Moraes, já foi vereador e atualmente é deputado estadual.
Recife (PE) – Haverá segundo turno
Geraldo Júlio (PSB): 49,34%
João Paulo (PT): 23,76%
Análise: Mesmo desgastado, o PT conseguiu chegar ao segundo turno na capital pernambucana. João Paulo vai enfrentar o atual prefeito de Recife, Geraldo Júlio, afilhado político do ex-governador Eduardo Campo. Segundo turno pode ser mais equilibrado.
Rio Branco (AC) – Definido
Marcus Alexandre (PT): 54,87%
Análise: O atual prefeito de Rio Branco foi reeleito para o cargo em primeiro turno, ao superar Eliane Sinhasique, do PMDB. Por enquanto, ele é o único petista a ganhar a eleição em uma capital brasileira.
Rio de Janeiro (RJ) – Haverá segundo turno
Marcelo Crivella (PRB): 27,78%
Marcelo Freixo (PSOL): 18,26%
Análise: O bispo Crivella viu sua candidatura desidratar na reta final, mas não o suficiente para tirá-lo do segundo turno. Freixo, com pouquíssimo tempo de campanha na televisão, conseguiu concentrar os votos da esquerda, deixando para trás a comunista Jandira Feghali, que contava com apoio do PT. Mas a eleição carioca representou, sobretudo, uma grande derrota para o PMDB e para o atual prefeito da cidade, Eduardo Paes, que viram a aposta em Pedro Paulo naufragar (pesou contra o candidato a história de agressão contra sua ex-mulher, explorada fartamente por todos os adversários).
Salvador (BA) – Definido
ACM Neto (DEM): 73,99%
Análise: Neto do falecido Antônio Carlos Magalhães, ACM é reeleito com grande vantagem sobre a adversária Alice Portugal (PC do B) – 14%. ACM foi eleito Deputado Federal em 2002 e permaneceu no cargo por três mandatos. Em 2008, tentou candidatar à prefeito, mas não chegou nem ao segundo turno. Quatro anos depois, se elegeu prefeito da capital baiana.
São Luiz (MA) – Haverá segundo turno
Edivaldo Holanda Júnior (PDT): 45,66%
Eduardo Braide (PMN): 21,34%
Análise: Edivaldo Holanda Júnior busca a reeleição na capital maranhense. Foi vereador por duas vezes, antes de se tornar deputado federal em 2010, o mais votado na cidade de São Luís. Em 2012 se candidatou a prefeito e foi eleito. Seu adversário agora é Eduardo Braide, deputado estaduao, que terá que buscar apoio com os demais candidatos à prefeitura que ficaram atrás para tentar superar Edivaldo Holanda Júnior.
São Paulo (SP) – Definido
João Doria (PSDB): 53,29%
Análise: João Doria que disse não ser político foi eleito prefeito da maior cidade do país de forma surpreendente logo no primeiro turno. Teve um crescimento na reta final e deixou para trás o atual prefeito, Fernando Haddad, e o apresentador Celso Russomanno, que no início da campanha era apontado como favorito. A vitória de João Doria é importante para o governador Geraldo Alckmin, que o bancou como candidato mesmo com a falta de experiência.
Teresina (PI) – Definido
Firmino Filho (PSDB): 51,14%
Análise: O tucano garantiu com tranquilidade o seu quarto mandato na prefeitura de Teresina. Firmino Filho venceu o deputado estadual Dr. Pessoa do PSD.
Vitória (ES) – Haverá segundo turno
Luciano (PPS): 43,82%
Amaro Neto (SD): 35,32%
Análise: Atual prefeito da capital do Espírito Santo, Luciano chega com boa vantagem ao segundo turno e pode dar ao PPS a sua principal prefeitura.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.