Ernesto Araújo veta participação da Nicarágua na posse de Bolsonaro

  • Por Jovem Pan
  • 23/12/2018 16h21
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo Araújo já desconvidou representantes de três países

O futuro ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmou neste domingo (23) que nenhum representante do governo da Nicarágua poderá participar da posse de Jair Bolsonaro como presidente do Brasil, em 1º de janeiro.

Em rede social, o novo chanceler disse que a posse do futuro governante marcará o início de uma gestão “com postura firme e clara da defesa da liberdade”. Daniel Ortega preside o país desde 2007 com forte repressão e acusações de tortura.

“Com esse propósito e frente às violações do regime Daniel Ortega contra a liberdade do povo da Nicarágua, nenhum representante desse regime será recebido no evento”, escreveu Araújo. Ortega chegou a expulsar a Organização dos Estados Americanos (OEA) do país.

Barrados na posse

A Nicarágua é o terceiro país a ter representantes vetados na posse de Bolsonaro. O próprio presidente eleito já chegou a dizer que os presidentes de Venezuela e CubaNicolás Maduro e Miguel Díaz-Canel – não foram convidados por “serem ditadores”.

A pedido da equipe do novo governo, o Itamaraty teve que enviar comunicados aos governos dos dois países os desconvidando de participar da cerimônia. A diplomacia brasileira havia convidado todos os países com os quais mantém relações.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.