Estado de SP tem 34.053 casos do novo coronavírus e 2.851 mortes
O número de casos do novo coronavírus no Estado de São Paulo subiu para 34.053 nesta terça-feira (5). O número de mortes também aumentou e agora são 2.851 vítimas fatais. O Brasil tem até o momento 105.222 casos confirmados da covid-19 e 7.228 óbitos no total.
O secretário de Saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann, também apresentou números relacionados aos leitos das Unidades de Terapia Intensiva. Dos pacientes internados no Estado, 3.457 estão em UTIs e 5.448 em leitos de enfermaria.
No Estado, a taxa de ocupação de UTIs chegou a 68,9%. Na Grande SP o número é ainda mais preocupante: são 86,9% das unidades ocupadas.
Germann ressaltou que o Estado ainda precisa de mais leitos e que cerca de 1.800 devem ser abertos em breve, com a chegada de respiradores e outros equipamentos. Isso deve abaixar a taxa de ocupação das UTIs.
O diretor da divisão de Pneumologia do Incor, Carlos Carvalho, falou da importância dos hospitais de campanha da cidade de São Paulo, que fazem um bom atendimento dos “pacientes primários” para que o cenário não evolua de forma negativa.
Segundo Carlos, projetos para construção de ventiladores e capacetes pressurizados, que vão ajudar a desafogar a situação, estão sendo estudados e alguns já estão esperando aval da Anvisa.
Isolamento social
O infectologista David Uip, que coordena o centro de contingência de combate ao novo coronavírus, destacou novamente a importância da população atender ao pedido do isolamento social do governo estadual.
De acordo com ele, na última segunda-feira (4) ela ficou em torno de 48% na cidade de São Paulo e 47% no Estado. “Teremos dificuldades que vão refletir no número de leitos se essa taxa não passar de 50%.”
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.