Estado do Rio registra 11 candidatos presos por desrespeito a lei eleitoral

  • Por Agencia Brasil
  • 02/10/2016 16h29
Rio de Janeiro - Boca de urna é vista em várias zonas eleitorais de Niteroi. (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil) Tânia Rêgo/ Agência Brasil Onze candidatos são presos no Estado do Rio

A prática de delitos eleitorais levou à prisão 11 candidatos no estado do Rio de Janeiro até às 14h30, informou hoje (2) o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). Segundo a diretora-geral do órgão, Adriana Brandão, a maior parte das detenções em flagrante foi por boca de urna.

Os municípios de Paty dos Alferes e Comendador Levy Gasparian registraram duas prisões, e as sete restantes foram em Areal, Barra Mansa, Guapimirim, Iguaba Grande, Itaguaí, Petrópolis e Rio de Janeiro.

O TRE não informou se os candidatos presos disputavam o cargo de vereador ou prefeito. Outras cinco ocorrências envolvendo candidatos foram registradas, mas sem a prisão dos concorrentes.

As ocorrências sem a participação de candidatos somaram 219 até às 14h30, sendo 106 com prisão. Na capital, 31 ocorrências foram anotadas e 23 resultaram em detenções em flagrante.

O levantamento de urnas que precisaram ser substituídas contabiliza 574 equipamentos trocados até às 15h em todo o estado – 172 na capital.  O número foi considerado normal por Adriana Brandão, que comparou que, em 2014, 570 urnas haviam sido substituídas até a emissão do relatório das 15h.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.