Eunício Oliveira é eleito presidente do Senado com 61 votos
O Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito para a presidência do Senado nesta quarta-feira (1º) com 61 votos. O cearense venceu disputa com José Medeiros (PSD-MT), que teve 10 votos. Dez senadores votaram em branco na sessão que começou por volta das 17h30.
Com a vitória de Eunício, o PMDB garante mais dois anos no cargo. Todos os 81 senadores estiveram presentes no plenário e, um a um, votaram secretamente através de uma urna eletrônica.
Durante sua campanha, o senador manteve o discurso de conciliação entre os Três Poderes, afirmando que “é hora de reaproximar o governo e o Congresso da sociedade”.
Em sua primeira entrevista como presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que sua relação com o governo será de “independência, harmonia e diálogo”, mas se comprometeu com a agenda de reformas proposta pelo Executivo. Segundo ele, a pauta da Casa será formulada em conjunto com os líderes partidários.
Segundo ele, a reforma da Previdência, “assim como outras leis que estão obsoletas e precisam de modernização”, será debatida e votada no Senado. Segundo Eunício, a reforma trabalhista também será pautada quando chegar à Casa, porém, depois de debates com representantes dos setores patronal e laboral.
A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.
Por enquanto, há acordo para os primeiros cargos da Mesa. Assim, a 1ª Vice-Presidência será ocupada por Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a 2ª Vice-Presidência será de João Alberto Souza (PMDB-MA) e a 1ª Secretaria ficará com José Pimentel (PT-CE). Há ainda impasse sobre a situação das segunda, terceira e quarta secretarias.
*Com informações da Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.