Eunício Oliveira é eleito presidente do Senado com 61 votos

  • Por Jovem Pan
  • 01/02/2017 19h54
DF - SENADO/SUCESSÃO - POLÍTICA - O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), candidato à presidência do Senado, discursa durante sessão de votação do presidente da Casa para o período 2017/2018, em Brasília, nesta quarta-feira, 01. A sessão marca o fim do recesso parlamentar. 01/02/2017 - Foto: ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO ANDRÉ DUSEK/ESTADÃO CONTEÚDO Eunício Oliveira é eleito presidente do Senado com 61 votos - Estadão Conteúdo

O Senador Eunício Oliveira (PMDB-CE) foi eleito para a presidência do Senado nesta quarta-feira (1º) com 61 votos. O cearense venceu disputa com José Medeiros (PSD-MT), que teve 10 votos. Dez senadores votaram em branco na sessão que começou por volta das 17h30.

Com a vitória de Eunício, o PMDB garante mais dois anos no cargo. Todos os 81 senadores estiveram presentes no plenário e, um a um, votaram secretamente através de uma urna eletrônica.

Durante sua campanha, o senador manteve o discurso de conciliação entre os Três Poderes, afirmando que “é hora de reaproximar o governo e o Congresso da sociedade”.

Em sua primeira entrevista como presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE) disse que sua relação com o governo será de “independência, harmonia e diálogo”, mas se comprometeu com a agenda de reformas proposta pelo Executivo. Segundo ele, a pauta da Casa será formulada em conjunto com os líderes partidários.

Segundo ele, a reforma da Previdência, “assim como outras leis que estão obsoletas e precisam de modernização”, será debatida e votada no Senado. Segundo Eunício, a reforma trabalhista também será pautada quando chegar à Casa, porém, depois de debates com representantes dos setores patronal e laboral.

A eleição confirmou o favoritismo do peemedebista e confere ao PMDB um domínio de 12 anos no comando da Casa. Eunício substitui o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) no cargo. Calheiros passará a ocupar a liderança do partido na Casa, cargo antes ocupado por Eunício.

Por enquanto, há acordo para os primeiros cargos da Mesa. Assim, a 1ª Vice-Presidência será ocupada por Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), a 2ª Vice-Presidência será de João Alberto Souza (PMDB-MA) e a 1ª Secretaria ficará com José Pimentel (PT-CE). Há ainda impasse sobre a situação das segunda, terceira e quarta secretarias.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.