Europa recomenda vacina contra a febre amarela a quem vier ao Brasil

  • Por Jovem Pan
  • 20/01/2018 12h33 - Atualizado em 20/01/2018 12h39
EFE EFE Alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) colocou todo o estado de São Paulo em área de risco para febre amarela

Com a proximidade do Carnaval, a Europa recomendou aos turistas que pretendem vir ao Brasil de que sejam vacinados contra a febre amarela. No comunicado, a Agência Europeia de Controle de Doenças aponta que o surto no Brasil foi declarado como encerrado em setembro de 2017.

Mas os números em alta das últimas semanas apontariam para a volta da circulação do vírus, em especial em São Paulo. A organização estima que cerca de 1 milhão de pessoas viajam ao Brasil neste período.

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, a recomendação está em sintonia com o alerta da Organização Mundial da Saúde (OMS) que colocou todo o estado de São Paulo em área de risco.

“Devido a excesso aumento de casos é prudente sim que os viajantes para o Brasil se previnam. O turista, muitas vezes, vem sem destino programado e faz mudanças no itinerário. Então conseguir delimitar um estado, um município, um parque, é muito complicado. As agências fazem bem em generalizar essas recomendações”, afirmou Kfouri.

O alerta também recomendou aos turistas europeus que tomem medidas para prevenir a picada do mosquito, como, por exemplo, usar roupas de manga comprida e dormir em locais com ar-condicionado e mosquiteiros. Outra recomendação é de que pessoas retornando de áreas sob risco de transmissão não realizem doações de sangue por 28 dias e que doações de certos órgãos seja reavaliada.

*Com informações da repórter Natacha Mazzaro

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.