‘Evento em Brumadinho’: Moradores denunciam que atestados de óbito omitem tragédia

  • Por Jovem Pan
  • 06/02/2019 18h45 - Atualizado em 06/02/2019 18h48
Cadu Rolim/Estadão Conteúdo Rompimento de barragem já soma 150 mortos até o momento

Moradores atingidos pelo rompimento de barragem da Vale em Brumadinho (MG) denunciaram ao Ministério Público, nesta quarta-feira (6), que o atestado de óbito de muitas vítimas apresentava, como local da morte, a inscrição “evento em Brumadinho”.

“Já pedimos ao Ministério Público que nos ajude a resolver esse problema. Eles não estavam em um evento. Estavam em casa, [ou] trabalhando”, afirmou Adilson Lopes, representante da comunidade do Córrego do Feijão em comissão local.

Ele conta que pelo menos cinco atestados de óbito de moradores da região foram expedidos com essa declaração. O pai dele está desaparecido. Os afetados pelo rompimento esperam que o Instituto Médico Legal (IML) altere a informação do atestado.

De acordo com a pesquisadora Karine Gonçalves Carneiro, do Grupo de Estudos e Pesquisas Socioambientais da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que também participou de reuniões em Brumadinho, o fato gerou muita dor e revolta.

“Não tinha ninguém em evento nenhum, não era uma festa, nada disso. Foi o colapso de uma barragem”, explicou a pesquisadora. “Mas os órgãos afirmaram que iriam pedir a retificação.” Até o momento, o acidente contabiliza 150 mortos e 182 desaparecidos.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.