Ex-governadores do Rio, Garotinho e Rosinha são presos em operação do MP

  • Por Jovem Pan
  • 03/09/2019 07h55 - Atualizado em 03/09/2019 08h10
Reprodução/Facebook O casal foi preso em casa, no Flamengo, Zona Sul do Rio

Os ex-governadores do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, foram presos, na manhã desta terça-feira (3), em uma operação do Ministério Público (MP) do estado. Eles são suspeitos de participar de um esquema de superfaturamento de contratos entre a Prefeitura da Campos e a Odebrecht.

De acordo com as investigações, os contratos superfaturados eram de construção de casas populares dos programas “Morar Feliz I” e “Morar Feliz II”, realizados durante os dois mandatos de Rosinha como prefeita, em 2009 e 2016. O esquema foi descoberto após dois executivos da empreiteira, os denunciados Leandro Andrade Azevedo e Benedicto Barbosa da Silva Junior, prestarem contas ao Ministério Público Federal (MPF) em um acordo de colaboração da Lava Jato.

Os governadores foram presos na casa onde moram no Flamengo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Além deles, outras três pessoas estão na mira da operação, chamada Secretum Domus, que acontece no Rio e em Campos dos Goytacazes: Sérgio dos Santos Barcelos, Ângelo Alvarenga Cardoso Gomes e Gabriela Trindade Quintanilha, “que exerciam funções de apoio à organização criminosa” do casal.

Segundo o MPRJ, somadas, as licitações ultrapassaram o valor de R$ 1 bilhão custeados pelos cofres públicos municipais, “sendo certo que as contratações foram superfaturadas e permeadas pelo pagamento sistemático de quantias ilícitas, em espécie, em favor dos ex-governadores”.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.