Ex-presidente do Paraguai, Horacio Cartes é alvo de mandado de prisão na Lava Jato

  • Por Jovem Pan
  • 19/11/2019 07h32 - Atualizado em 19/11/2019 07h33
EFE EFE Cartes é amigo da família de Messer, conhecido como "o doleiro dos doleiros"

O ex-presidente do Paraguai e atual senador vitalício do país, Horacio Cartes, é alvo, nesta terça-feira (19), de um mandado de prisão preventiva em um desdobramento da Operação Lava Jato. A decisão é do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro e faz com que Cartes tenha o nome inserido na Interpol.

De acordo com o G1, a suspeita é que o paraguaio tenha tido participação na fuga de Dario Messer, considerado o doleiro dos doleiros – ele é amigo da família. Batizada de Patrón, a operação faz menção à palavra “patrão”, termo no qual Messer se referia a Cartes.

Além de Cartes, a ação também tem, como alvos, outras pessoas que ajudaram na fuga de Messer ou trabalharam para ocultar seu patrimônio. Ao todo, a operação conta com 37 mandados judiciais (16 mandados de prisão preventiva; 3 mandados de prisão temporária e 18 mandados de busca e apreensão) em Búzios, São Paulo e em Ponta Porã (MS), na fronteira com o Paraguai

Ainda segundo o portal, até às 6h45 de hoje, uma pessoa havia sido presa: o também doleiro Najun Azario Flato Turner, encontrado em São Paulo. Equipes da Polícia Federal (PF) também fazem buscas em Copacabana, no Rio de Janeiro.

 

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.