Feminicídio: Brasil concentra 40% dos casos registrados na América Latina

  • Por Jovem Pan
  • 16/11/2018 15h28
Pixabay feminicídio A cada 10 crimes do tipo cometidos na região, 4 aconteceram no País

Em 2017, o Brasil concentrou 40% dos casos de feminicídio registrados na América Latina. Isso quer dizer que, a cada 10 crimes do tipo cometidos na região, 4 aconteceram no País. Os números são da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), vinculada à Organização das Nações Unidas (ONU).

De acordo com os dados, ao menos 2.795 mulheres foram assassinadas no ano passado em razão de sua identidade de gênero, sendo que 1.133 delas foram mortas por aqui.

O levantamento também ranqueia os países a partir de um cálculo de proporção. Nessa perspectiva, quem lidera a lista é El Salvador com taxa de 10,2 ocorrências a cada 100 mil mulheres. Em seguida aparecem Honduras (5,8), Guatemala (2,6) e República Dominicana (2,2) e, nas últimas posições, exibindo as melhores taxas, Panamá (0,9), Venezuela (0,8) e Peru (0,7).

Colômbia (0,6) e Chile (0,5) também apresentam índices baixos, mas têm uma peculiaridade, que é o fato de contabilizarem somente os casos de feminicídio perpetrado por parceiros ou ex-parceiros das vítimas, chamado de “feminicídio íntimo”.

Nessa segunda lista, totalizando um índice de 1,1 feminicídios a cada 100 mil mulheres, o Brasil encontra-se empatado com a Argentina e a Costa Rica.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.