Festa da Padroeira tem crítica ao racismo e aos partidos políticos

  • Por Jovem Pan
  • 12/10/2018 20h05
MARIVALDO OLIVEIRA/CÓDIGO19/ESTADÃO CONTEÚDO santuário nacional Missa teve participação de padres de todo Brasil

A Festa da Padroeira, celebrada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida,  nesta sexta-feira (12), contou com 180 mil pessoas. Durante a missa, houve pedido de união entre os brasileiros, crítica ao racismo e até citação sobre partidos políticos.

A celebração principal teve a participação de padres de todo o Brasil e foi presidida por Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida. O padre João Batista de Almeida, reitor da Basílica, pregou: “A cor de Nossa Senhora Aparecida denuncia o pecado do preconceito racial, da exclusão social e ela anuncia a esperança de libertação.”

Principal acesso a Aparecida, a Via Dutra teve movimentação intensa desde a madrugada, com seu acostamento tomado por romeiros vindos de diversas regiões do País. Sob sol de 30 graus, os fiéis peregrinaram, a pé ou de bicicleta, para agradecer a uma graça alcançada ou pedir por um País melhor.

“Aparecida é também a esperança de unidade. A imagem encontrada com o corpo separado da cabeça foi restaurada, foi reconstruído e a unidade foi refeita”, disse ele. “E ela nos mostra que é sempre possível reconstruir a unidade, dentro e fora de nós. Nós que vivemos num mundo da separação, onde os casais se separam, os partidos políticos se separam, as famílias se separam.”

Após a celebração o governador de São Paulo e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), fez referência ao sermão. “Vão passar as eleições, o Brasil não pode viver a vida inteira só na divisão”, afirmou.

Show de Daniel

O fim das celebrações de 12 de outubro no Santuário Nacional foi com o show do cantor Daniel e seus convidados mirins, entres eles a cantora e atriz Larissa Manoela e participantes do The Voice Kids, da TV Globo, como Yasmin Giacomini e Neto Junqueira.

Domingo

No domingo, 14, além das missas, o Santuário Nacional vai inaugurar um novo espaço de caminhada às margens do rio Paraíba do Sul, ligando a Basílica ao local onde a imagem original de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por pescadores em 1717.

Todo o percurso tem acessibilidade e recebeu mais de 100 personagens de passagens bíblicas em tamanho real.

Com Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.