FHC critica fala de Eduardo Bolsonaro sobre o STF: ‘Cheira a fascismo’
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso usou o Twitter para condenar a fala do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL) sobre o Superior Tribunal Federal. Em um vídeo, Bolsonaro aparece dizendo que “um soldado e um cabo fecham o STF”.
“As declarações do deputado Eduardo Bolsonaro merecem repudio dos democratas”, escreveu FHC. “Prega a ação direta, ameaça o STF. Não apoio chicanas contra os vencedores, mas estas cruzaram a linha, cheiram a fascismo. Têm meu repúdio, como quaisquer outras, de qualquer partido, contra leis, a Constituição”, continuou o tucano.
No vídeo ao qual FHC faz referência, Eduardo Bolsonaro responde a uma pergunta sobre a possibilidade do STF impedir a eleição de Jair Bolsonaro (PSL) à presidência da República. Ele afirma que o Tribunal terá que “bancar” a decisão, caso isso aconteça. “O STF vai ter que pagar pra ver, e quando ele pagar pra ver, vai ser ele contra nós”, disse.
O deputado ironizou a facilidade de fechar o Superior Tribunal Federal. “O pessoal até brinca lá, se quiser fechar o STF, sabe o que você faz? Você não manda nem um jipe, manda um soldado e um cabo”, afirmou o parlamentar. Veja o vídeo abaixo:
“Um soldado e um cabo fecham o STF”, ameaça o filho de Bolsonaro.
Em uma semana o Brasil vai decidir se delega todos os poderes q a Constituição dá ao presidente da República para esta gente q tem a ditadura na manga do paletó e está pronta a usá-la na hora em q for contrariada. pic.twitter.com/kVn75IKicZ— Manuela (@ManuelaDavila) 21 de outubro de 2018
Esta não é a primeira vez que o ex-presidente usa o Twitter para se manifestar contra políticos da família Bolsonaro. Neste sábado (20), FHC definiu como bem-vindo um manifesto de “democratas progressistas” que está sendo preparado. “Com a provável eleição de Bolsonaro, precisaremos mais ainda de defensores da democracia, para impedir que ele (ou quem vier a vencer) tente sair do rumo constitucional”, escreveu.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.