FHC: “A população vota com emoção, mas nunca perde completamente a sua razão”
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que não acredita que a população perca a razão no dia das eleições para a Presidência da República em virtude da emoção da morte do candidato do PSB, Eduardo Campos.
“Obviamente existe um lado de emoção. E não morreu só o Eduardo, morreram várias pessoas. A população vota com emoção, mas nunca perde completamente a sua razão”, disse o ex-presidente.
De acordo com FHC, desde quando conheceu Campos, sempre teve uma boa impressão dele e considera que o candidato cuidava dos problemas do país e respeitava os adversários. “Eu acho que a maior homenagem que alguém possa prestar ao Eduardo é precisamente manter essa visão de que temos que discutir os grandes problemas. Eu ontem assisti na televisão o Eduardo falando, ele só discutiu grandes problemas. Ele tinha noção das coisas”, contou.
Fernando Henrique ainda falou que o país vive uma perda de confiança e que isso não é algo criado pela oposição e a imprensa. “As pessoas sentem, não adianta imaginar que isso é oposição, que a imprensa é contra, é porque tem aí muitos problemas graves. O que não tem nada a ver com essa perda irreparável, mas tem a ver com a eleição”, disse.
O ex-presidente falou ainda sobre o foco de Eduardo Campos e disse que o candidato do PSDB, Aécio Neves, também é um que se concentra nos jovens. “O candidato do PSDB está se dirigindo diretamente aos jovens. Primeiro que são o motor do futuro, segundo porque estão ligados na rede, e terceiro porque é preciso dar esperança”, explicou FHC.
Com a Marina no lugar de Eduardo, o ex-presidente acredita que haverá perdas eleitorais para aliança do partido de um lado e do outro. “Em Pernambuco, provavelmente, a Marina terá menos votação do que o Eduardo tinha. Em compensação, é provável que nas regiões do sul, ela tenha mais. Agora, nós temos que ver como é que o eleitorado vai reagir com tudo isso. O eleitorado reage dependendo do momento e da mensagem”, comentou Fernando Henrique.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.