Fiocruz inaugura hospital para atender casos graves de Covid-19

  • Por Jovem Pan
  • 19/05/2020 19h53
EFE/EPA/KATIA CHRISTODOULOU Coronavírus no Brasil

Construído especialmente para atender pacientes graves da Covid-19, o novo hospital da Fiocruz, no Rio de Janeiro, começou a receber doentes nesta terça-feira (19), transferidos pela central estadual de regulação de vagas.

O centro hospitalar foi construído em caráter emergencial, em apenas dois meses, mas não é considerado hospital de campanha. De acordo com a Fiocruz, o hospital continuará operando mesmo depois da epidemia. São 195 leitos de terapia intensiva e semi-intensiva.

Cada um dos leitos conta com um sistema de isolamento com pressão negativa do ar, específico para evitar a contaminação por aerossol. No interior de cada quarto, uma tubulação suga o ar contaminado e filtra-o antes de devolver ao ambiente.

O hospital ocupa uma área de 9,8 mil metros, em Manguinhos, na zona norte do Rio de Janeiro.

“O novo centro será fundamental para acelerar as pesquisas conduzidas pelo Instituto Nacional de Infectologia (INI) e toda a rede de colaboração da Fiocruz no Brasil e internacionalmente. Um exemplo disso é o ensaio Solidariedade, da Organização Mundial de Saúde (OMS), que estuda a eficácia de medicamentos para o tratamento da Covid-19.”, afirmou a diretora do INI, Valdilea Veloso.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.