Frio faz com que quase 2 mil pessoas sejam retiradas das ruas em SP
Pelo menos 1,9 mil pessoas em situação de rua foram acolhidas no período noturno desde o início do Plano de Contingência para Situação de Baixas Temperaturas, implantado pela prefeitura de São Paulo.
Nesta quinta (6), foram acolhidas 141 pessoas, sendo 68 pela busca ativa dos orientadores socioeducativos. A ação se estende até o dia 20 de setembro e será intensificada sempre que a temperatura atingir um patamar igual ou inferior a 13ºC.
A abordagem é feita por equipes de orientadores socioeducativos, que oferecem encaminhamento e acolhimento em locais protegidos do frio. Eles atuam das 8h às 22h.
Mais de mil pontos de coleta de agasalhos foram disponibilizados em todo o estado de São Paulo durante a Campanha do Agasalho de 2019. São mais de dez shoppings da região metropolitana, estações de metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), e rodovias, como a Castelo Branco, Tamoios e Washington Luís, com pontos de doação de roupas e cobertores novos ou em bom estado.
“O principal objetivo da campanha deste ano é arrecadar produtos novos ou em bom estado, preferencialmente cobertores e agasalhos. Em edições anteriores, cerca de 30% dos produtos doados estavam rasgados, sujos e sem condições de uso pela população em situação de vulnerabilidade”, disse o governo estadual.
Para o final de semana, o sol deve predominar em quase todo o estado, com baixa umidade à tarde. No litoral a nebulosidade é maior por conta do transporte de umidade do oceano para o continente. As temperaturas mínimas permanecem baixas, com possibilidade de geada fraca nas regiões serranas, especialmente na Serra da Mantiqueira.
Agência Brasil
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.