Funai deve ser transferida para Ministério da Agricultura

  • Por Jovem Pan
  • 03/12/2018 20h29 - Atualizado em 03/12/2018 20h39
Fátima Meira/Estadão Conteúdo Para Onyx, tratamento dado a índios por ONGs "nem sempre" é o "mais adequado"

Apesar de ter “batido o martelo” sobre a quantidade de ministérios do novo governo, a equipe do presidente eleito Jair Bolsonaro ainda não sabe o que fazer com a Fundação Nacional do Índio (Funai). Atualmente, o órgão é ligado à pasta da Justiça.

O ministro extraordinário da transição, Onyx Lorenzoni, indicou nesta segunda-feira (3) que a hipótese mais provável é a de que a Funai será transferida para o ministério de Tereza Cristina. “Está em processo de definição, mas deve ir para a Agricultura.”

“O Brasil há muitos anos cuida dos seus índios através de ONGs que nem sempre fazem trabalho mais adequado. A visão que o presidente tem é no sentido de dar mais condições dos indígenas que quiserem, possam ter outra condição”, disse Onyx.

Polêmica

No fim da semana passada, ao ser questionado sobre o Acordo Climático de Paris, Bolsonaro criticou as demarcações de terras indígenas.

“Ninguém quer maltratar o índio. Agora, você pode ver, na Bolívia tem um índio que é presidente, Evo Morales. Por que no Brasil devemos mantê-los reclusos em reservas como se fossem animais em zoológicos?”, disse o futuro presidente.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.