Gabrielli diz à CPI que gasoduto Gasene não é uma empresa de fachada

  • Por Agência Câmara Notícias
  • 12/03/2015 17h23

 CPI da Petrobras ouve ex-diretor da estatal Pedro Barusco Pedro Ladeira/Folhapress Pedro Barusco

O ex-presidente da Petrobras Sérgio Gabrielli afirmou há pouco que o Gasene (malha de gasodutos entre Icatu-BA e a região Sudeste) não é uma empresa de fachada. “Não é correto dizer que a Petrobras é responsável direta pelo financiamento”, afirmou. Ele depõe agora na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga irregularidades na estatal.

Em depoimento na CPI nesta terça-feira (10), o ex-gerente Pedro Barusco afirmou que houve pagamento de propina nas obras do Gasene, com parte dos recursos destinados ao PT. O Tribunal de Contas da União (TCU), de acordo com notícia de janeiro, apontou superfaturamento na obra e que a empresa paralela criada para realizar a obra era de “papel” e presidida por um “laranja”.

Gabrielli afirmou que o projeto foi viabilizado com empréstimo do Banco de Desenvolvimento da China e uma SPE foi constituída para utilizar esse financiamento. “Existem dezenas de SPE na Petrobras e em várias outras empresas do país”, acrescentou. Gabrielli, no entanto, admitiu que possa haver dificuldades de fiscalização das SPEs em função do capital privado dessas sociedades.

“Existem dois mundos. O mundo Barusco em que ele diz que a corrupção foi institucionalizada desde 2003 e o mundo Gabrielli que diz que é apenas a distribuição do lucro legítimo entre algumas pessoas. A CPI vai descobrir qual desses mundos é o da realidade e qual é o da fantasia”, afirmou o sub-relator que investiga irregularidades nas Sociedades de Propósito Específico (SPEs), deputado Bruno Covas (PSDB-SP).

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.