Garotinho e Rosinha são presos no Rio de Janeiro
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na manhã desta quarta-feira (30), os ex-governadores Anthony Garotinho e Rosinha Matheus. O casal estava em casa, no Flamengo, quando foi detido por volta das 6h30.
A volta para a prisão foi pedida pelo Ministério Público, que afirma que o casal está interferindo nas investigações. Essa é a quinta vez que Garotinho é preso, e a terceira de Rosinha.
A prisão preventiva do casal foi decidida nesta terça-feira (29), por 2 votos a 1, na 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio. A Casa derrubou a liminar que concedeu habeas corpus à ambos, no dia 4 de setembro. Eles tinham sido presos no dia 3 e soltos no dia seguinte, por decisão provisória concedida pelo desembargador Siro Darlan durante o Plantão Judiciário.
O advogado de Anthony Garotinho e Rosinha Matheus, Vanildo da Costa Júnior, informou que vai recorrer ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) contra a decisão da 2ª Câmara Criminal. A defesa dos ex-governadores diz ainda que a ordem de prisão é “ilegal e arbitrária”.
“Ainda que se respeite a decisão proferida pela Segunda Câmara Criminal do Egrégio Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, não há como concordar com as razões de sua fundamentação. A ordem de prisão é ilegal e arbitrária, pautada apenas em suposições e conjecturas genéricas sobre fatos extemporâneos, que supostamente teriam ocorrido entre os anos 2008 e 2014. Acreditamos em sua modificação pelos Tribunais Superiores, para onde encaminharemos recurso”, diz a nota.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.