Geddel se recusa a fazer perícia após remédios encontrados em cela

  • Por Jovem Pan
  • 08/06/2018 13h40 - Atualizado em 08/06/2018 13h42
Marcelo Camargo/Agência Brasil Marcelo Camargo/Agência Brasil Ex-ministro Geddel Vieira Lima teria adquirido cotas imobiliárias para lavar dinheiro ilícito

Preso no Complexo da Papuda, em Brasília, desde setembro de 2017, o ex-ministro Geddel Vieira Lima (MDB-BA) se recusou a fazer perícia no IML, mesmo após determinação judicial. De acordo com o blog da jornalista Andréia Sadia, do G1, a vigilância do presídio chegou a relatar à Justiça que havia encontrado diversos medicamentos na cela de Geddel.

Em 5 de junho, a juíza Leila Cury determinou a realização de uma perícia para apurar “a situação fática” envolvendo o interno. Segundo a magistrada, o ex-ministro do MDB estaria se comportando de maneira estranha por ingerir tais medicamentos e determinou que ele fosse instaurado procedimento para apurar como o medicamento havia chegado ao ex-ministro. Além disso, Geddel Vieira Lima deveria ser encaminhado ao IML para a realização de perícia, uma vez que o perito do presídio teria afirmado que o uso de todas as “medicações apreendidas não é recomendada”.

No entanto, a defesa Geddel impediu que tal procedimento fosse realizado. O pedido de impedimento teria partido um estagiário que compõe a equipe de advogados do ex-ministro. Segundo a juíza Leila Cury, a atitude extrapolou as regras previstas no Estatuto da OAB e “não atuou no interesse do custodiado”.

A magistrada pede ainda que a OAB e o MP tomem as medidas cabíveis contra o estagiário e também para que a direção do Complexo Prisional da Papuda controlem o acúmulo de medicamentos na cela de Geddel Vieira Lima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.