Gilmar Mendes manda soltar quatro presos da operação “Câmbio, Desligo”

  • Por Agência Brasil
  • 04/06/2018 20h29
EFE/Joédson Alves EFE/Joédson Alves No entendimento do ministro, os acusados podem responder às acusações em liberdade porque não houve violência ou grave ameaça nas supostas condutas criminosas

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes mandou soltar quatro presos pela Polícia Federal (PF) no mês passado na Operação Câmbio, Desligo, que investiga esquema de corrupção que atuava, por meio de doleiros, no Rio de Janeiro.

Foram beneficiados pela decisão do ministro os investigados Rony Hamoui, Paulo Sérgio Vaz de Arruda, Athos Roberto Albernaz Cordeiro e Oswaldo Prado Sanches. No entendimento de Gilmar Mendes, os acusados podem responder às acusações em liberdade porque não houve violência ou grave ameaça nas supostas condutas criminosas. Todos foram presos por determinação do juiz federal Marcelo Bretas.

A Operação Câmbio, Desligo desarticulou um esquema de movimentação de ilícitos no Brasil e no exterior. As operações eram do tipo dólar-cabo, uma forma de movimentação paralela, sem passar pelo sistema bancário, de entrega de dinheiro em espécie, pagamento de boletos e compra e venda de cheques de comércio.

De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), a atuação de doleiros foi necessária para operacionalizar recursos desviados durante a gestão de Sérgio Cabral no governo do Rio.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.