Gleisi compara Lula a vaqueiro de Euclides em “Os Sertões”

  • Por Jovem Pan
  • 06/04/2018 12h05 - Atualizado em 06/04/2018 15h00
EFE/Fernando Bizerra Jr. Manifestante apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva faz vigília em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, na manhã desta sexta-feira

Na tentativa de construir o discurso de vítima e mártir, a presidente do PT, senadora Gleisi Hoffmann, comparou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tem contra si mandado de prisão expedido, ao sertanejo retratado por Euclides da Cunha em “Os Sertões”.

“‘O sertanejo fez-se homem, quase sem ter sido criança (…) É um condenado à vida (..) Fez-se forte, esperto, resignado e prático. Aprestou-se, cedo, para a vida’ – Os Sertões – Euclides da Cunha”, citou Gleisi, seguido da hashtag #LulaValeaLuta.

O livrorreportagem publicado em 1902 trata da luta do sertanejo nordestino contra as opressões da terra seca e das elites do Brasil do fim do século XIX. No trecho final da obra clássica, Euclides narra o confronto da Guerra de Canudos, quando o movimento popular liderado pelo líder sócio-religioso Antonio Conselheiro foi dizimado, com milhares de mortos pelo Exército. Muitos soldados também morreram no confronto.

O trecho usado por Gleisi, no entanto, narra o perfil do “vaqueiro” e se encontra na primeira parte do livro (“A Terra”), que mostra como a seca nordestina e o relevo da região afetam a vida do morador da região.

Veja o trecho completo parafraseado pela presidente do PT:

O vaqueiro

O vaqueiro, porém, criou-se em condições opostas, em uma intermitência, raro perturbada, de horas felizes e horas cruéis, de abastança e misérias — tendo sobre a cabeça, como ameaça perene, o sol, arrastando de envolta, no volver das estações, períodos sucessivos de devastações e desgraças.

Atravessou a mocidade numa intercadência de catástrofes. Fez-se homem, quase sem ter sido criança. Salteou-o, logo, intercalando-lhe agruras nas horas festivas da infância, o espantalho das secas no sertão. Cedo encarou a existência pela sua face tormentosa. É um condenado à vida. Compreendeu-se envolvido em combate sem tréguas, exigindo-lhe imperiosamente a convergência de todas as energias.

Fez-se forte, esperto, resignado e prático.

Aprestou-se, cedo, para a luta.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.