Goiás registra terceiro ‘redemoinho de fogo’ em menos de uma semana; assista
Só na última semana, o estado de Goiás já registrou três “redemoinhos de fogo”. Formados, geralmente, em áreas abertas onde estejam acontecendo queimadas, o primeiro deles apareceu na última terça-feira (10), em Santa Helena de Goiás, seguido de outro, na quinta-feira (12), registrado no mesmo local. Neste final de semana, um terceiro fenômeno assustou a população, desta vez em Jandaia.
Em um deles, é possível ouvir a pessoa que estava filmando ficar impressionada com a altura do redemoinho. “É, moçada, mais uma vez. Trem feio. Olha a altura do redemoinho que está se formando”. Em outro, os moradores também se chocam: “Olha a altura. Tem mais de cem metros”.
Assista:
Rodamoinho de fogo. Um rodamoinho de fogo se formou durante uma queimada em uma fazenda em Santa Helena, no interior de Goiás. Esse é um fenômeno natural raro que acontece quando o solo está muito quente e uma corrente de ar se encontra com o vento resultando em um funil de fogo. pic.twitter.com/hBciXsNNgl
— Nosso Universo🔭👽🌎 (@Nosso_Universo1) September 15, 2019
O horror!!
Queimada no Goiás vira redemoinho de fogo pic.twitter.com/ro2pfVSybj— Leila Argollo Lula da Silva (@Leila_Argollo) September 12, 2019
De acordo com especialistas, esse tipo de fenômeno, que se forma em queimadas, precisa de excesso de calor para acontecer, além de baixa umidade do ar, o que tem acontecido no estado nos últimos dias. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) chegou a emitir, inclusive, um comunicado de “grande perigo” para a Goiás, que registrou umidade do ar média de 12%, chegando a 8. Os termômetros chegaram a atingir os 38ºC.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.