Governador eleito pelo Novo anuncia que Minas entrará em Regime de Recuperação Fiscal

  • Por Jovem Pan
  • 22/11/2018 16h07
CRISTIANE MATTOS/O TEMPO/ESTADÃO CONTEÚDO "Não há alternativas a não ser repactuar a dívida de R$ 90 bilhões que tem com a União", disse

Romeu Zema (Novo), governador eleito de Minas Gerais, participou de um evento nesta quinta-feira (22), em São Paulo, em que comentou algumas das medidas que pretende adotar a partir de janeiro de 2019. Entre uma e outra, anunciou que o estado entrará no Regime de Recuperação Fiscal (RRF) do governo federal para renegociar sua dívida.

“Não há alternativas para Minas a não ser repactuar a dívida de R$ 90 bilhões que tem com a União”, disse. “Vamos tentar agilizar ao máximo este pacote para que isso ocorra até o primeiro semestre de 2019. Vai ter impacto no segundo semestre e nos anos seguintes”.

O RRF foi criado pelo governo federal para oferecer instrumentos para o ajuste das contas aos estados com grave desequilíbrio financeiro. Para a adesão, o governo exige algumas contrapartidas, principalmente medidas de austeridade fiscal. Em Minas, por exemplo, o governador eleito pretende realizar a venda de empresas estatais e também congelar contratações de funcionários públicos.

“Minas Gerais tem perdido participação na economia do Brasil sistematicamente nos últimos 20 anos”, afirmou. “Apesar de todas estas dificuldades, ainda é um estado viável.”

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.