Governo brasileiro assina acordo com empresa chinesa Spacesail
O ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, esteve na China para formalizar o acordo com a empresa concorrente da Starlink de Elon Musk
A Telebrás, estatal brasileira de telecomunicações, deu um passo significativo ao firmar um acordo de cooperação com a Spacesail, uma empresa chinesa especializada em serviços de internet via satélites geoestacionários. Este acordo foi formalizado durante a visita do Ministro das Comunicações do Brasil, Juscelino Filho, à China. O principal objetivo dessa parceria é expandir o acesso à internet em regiões remotas do Brasil, como a vasta e isolada Amazônia. A Spacesail, que já opera com cerca de 40 satélites em órbita, tem planos ambiciosos de aumentar esse número para quase 700 até 2025, o que promete melhorar consideravelmente a cobertura e a velocidade da internet em áreas de difícil acesso.
A entrada da Space Sale no mercado brasileiro coloca a empresa em concorrência direta com a Starlink, de Elon Musk, que também oferece serviços de internet via satélite. Vale lembrar sobre a relação instável entre a Starlink e o governo brasileiro, especialmente no que diz respeito à continuidade das operações do X (antigo Twitter) no país.
Embora o acordo com a Spacesail ainda não esteja completamente finalizado, com detalhes como prazos e custos ainda em aberto, a assinatura de intenção foi assinada e tudo indica que nos próximos meses esse acordo será oficializado. Além dos aspectos comerciais, a parceria com a Spacesail levanta importantes questões geopolíticas. A empresa chinesa está associada a interesses do bloco Russo-Chinês, o que contrasta com as alianças ocidentais tradicionais.
*Com informações de Luca Bassani
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.