Governo classifica protesto como “baderna” e tropas federais são acionadas
O presidente da República Michel Temer decretou uma ação de garantia de lei e da ordem em Brasília. O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann. De acordo com o ministro, a medida foi tomada por conta da violência registrada na marcha Ocupa Brasília, que era “prevista como pacífica, degringolou para a violência, desrespeito, ameaça às pessoas”.
No decreto, publicado em edição extra do Diário Oficial da União, Michel Temer autoriza o emprego das Forças Armadas e define que a área de atuação para o emprego das Forças Armadas será definida pelo Ministério da Defesa a partir desta quarta-feira (24) até o dia 31 de maio.
A declaração foi feita no Palácio do Planalto, logo após todos os prédios da Esplanada dos Ministérios terem sido evacuados. Segundo o ministro da Defesa, as tropas federais já se encontram no Palácio do Planalto e no Itamaraty para garantirem que os ataques feitos nos prédios da Agricultura e Fazenda não se repitam.
“O senhor presidente da República faz questão de ressaltar que é inaceitável baderna, inaceitável o descontrole e que ele não permitirá que atos como esse venham a turbar o processo que se desenvolve de foram democráticas e com respeito às instituições”, afirmou Jungmann em seu breve pronunciamento ao lado do ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Sergio Etchegoyen.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.