Governo já considera a possibilidade de decretar bloqueio total em SP

  • Por Jovem Pan
  • 13/05/2020 13h16 - Atualizado em 13/05/2020 13h38
EFE/ Fernando Villar Diminuição da taxa de isolamento no estado tem preocupado as autoridades

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou nesta quarta-feira (13) que não descarta decretar bloqueio total de circulação (o chamado “lockdown”) nos 645 municípios do estado. Na última semana, Doria optou por estender a quarentena até o dia 31 de maio, após o índice mínimo de isolamento social não ser registrado.

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, anunciou os pré-requisitos para que medidas mais drásticas sejam tomadas: taxa de ocupação dos leitos de UTI acima de 90% e taxa de transmissão acima de um — ou seja, quando cada infectado transmite o vírus para pelo menos uma outra pessoa.

“Já estamos reunindo os critérios na região metropolitana de São Paulo para começar a considerar essa possibilidade se não ocorrer inflexão na taxa de isolamento e no número de leitos”, explicou Covas.

Novos números

A Secretaria Estadual de Saúde atualizou os números da Covid-19. Nas últimas 24 horas, São Paulo atingiu 51.097 casos da doença causada pelo novo coronavírus e 4.118 óbitos.

Os índices de ocupação dos leitos de UTI também preocupam: é de 68,3% no estado e de 87,2% na Grande São Paulo. E a taxa de isolamento ainda continua longe da ideal: 47% no estado e 48,4% na capital paulista. Segundo o governador, o índice desejado para uma nova etapa da quarentena, com “flexibilização gradual, segura e eficiente”, é de pelo menos 55%.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.