Gráfica que imprime o Enem e decretou falência é subsidiária de empresa centenária

  • Por Jovem Pan
  • 02/04/2019 10h03 - Atualizado em 02/04/2019 10h05
Estadão Conteúdo A gráfica RR Donnelley, que imprime as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), decretou falência nesta segunda-feira (1°)

A gráfica RR Donnelley, que decretou falência nesta segunda-feira (1°), é subsidiária de uma empresa americana de grande porte, que integra a lista das 500 maiores da revista Fortune. No ano passado, ela registrou faturamento de US$ 7 bilhões. Responsável por imprimir as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o anúncio de falência causou preocupação e especialistas temem problemas com o cronograma da prova deste ano.

Negócio centenário nos Estados Unidos, a RR Donnelley foi fundada em Chicago em 1864. Já na primeira metade do século 20 a empresa era responsável pela impressão de títulos como Time e Life, símbolos da imprensa americana. A RR Donnelley chegou ao país com a compra de uma gráfica nacional de longa tradição, a Hamburg, e posteriormente fez outras aquisições.

“O mercado editorial perde uma fornecedora confiável em todos os sentidos, em prazo, preço e qualidade”, diz Marcos Pereira, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel). “A crise no mercado editorial é verdadeira, mas não me parece justificar uma medida tão extrema como a falência.”

Os funcionários brasileiros também foram pegos de surpresa com a medida. A companhia informou que vai liberar os documentos dos empregados para que possam requerer o saldo do FGTS e o seguro-desemprego.

Vitor Tavares, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), disse que a entidade recebeu com preocupação a notícia da falência. “É sem dúvida mais um duro golpe na indústria gráfica e editorial do Brasil”, afirmou.

*Com informações do Estadão Conteúdo

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.