Procuradores voltam ao grupo de trabalho da Lava Jato após demissão coletiva

Cinco procuradores que haviam pedido demissão nos últimos dias da gestão de Raquel Dodge na PGR foram reintegrados

  • Por Jovem Pan
  • 09/10/2019 19h15 - Atualizado em 09/10/2019 19h27
Pedro França/Agência Senado Procuradores foram reintegrados pelo procurador-geral da República, Augusto Aras

O procurador-geral da República, Augusto Aras, designou nesta quarta-feira (9) sete procuradores para atuarem no grupo de trabalho responsável pelos inquéritos da Operação Lava Jato que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF). Entre os escolhidos, estão cinco que exerceram a mesma função na gestão da ex-procuradora-geral Raquel Dodge.

Os cinco procuradores reintegrados ao grupo de trabalho haviam pedido demissão coletiva de seus postos nos últimos dias do mandato de Raquel Dodge, em setembro. Na ocasião, eles disseram que o ato se deu por discordância pelo modo como ela conduziu a operação, sem entrar em detalhes.

Entretanto, eles já haviam concordado em voltar para o grupo de trabalho da Lava Jato, conforme anunciado pelo procurador-geral da República interino, Alcides Martins, que ocupou o cargo por poucos dias. São eles Luana Vargas, Maria Clara Noleto, Hebert Mesquita, Victor Riccely e Alessandro Oliveira.

Além dos cinco, agora confirmados por Aras, integrará o grupo o procurador Leonardo Sampaio de Almeida. O coordenador será José Adonis Callou de Araújo Sá, que ficará a cargo de fazer as sustentações orais na Segunda Turma do Supremo nos casos da operação. A portaria com as nomeações foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta.

O grupo de trabalho da Lava Jato na PGR tem como atribuição auxiliar o procurador-geral de República nos casos que envolvam pessoas com foro privilegiado no Supremo, como parlamentares e ministros. Cabe aos membros do grupo realizar oitivas, participar da produção de provas, de audiências judiciais, requisitar documentos e informações, entre outras tarefas.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.