Guarulhos e Salvador começam fiscalização de mala de bordo nesta quinta-feira

  • Por Jovem Pan
  • 23/05/2019 14h55
Arquivo/Agência Brasil As malas que ultrapassarem 55 cm de altura, 35 de largura e 25 cm de profundidade terão que ser despachadas, com custos para o passageiro

O aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos-SP) e o aeroporto Luís Eduardo Magalhães (Salvador-BA) começam, a partir desta quinta-feira, 23, a fiscalização mais rigorosa da bagagem de mão. As malas que ultrapassarem as medidas estipuladas ( 55 centímetros de altura, 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) terão que ser despachadas, com custos para o passageiro.

Os passageiros com malas maiores do que o tamanho estipulado deverão retornar ao guichê de check-in da companhia aérea e despachar a bagagem. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), , as dimensões estão em conformidade com as regras internacionais da Associação Internacional de Transporte (Iata), entidade que representa as companhias aéreas em todo o mundo.

Além de Guarulhos e de Salvador, onde as regras entraram em vigor hoje, a fiscalização prévia já vem ocorrendo em Brasília, Campinas, Curitiba, Natal, Belém, Belo Horizonte, Fortaleza, Recife, Goiânia, Porto Alegre, Rio de Janeiro e no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.

As regras valem para os embarques em todos os aeroportos do país, mesmo que não ocorra fiscalização.

A Abear informou que a aprovação, na última quarta-feira, no Senado da Medida Provisória (MP) 863/18, que permite a passageiros transportar gratuitamente uma mala de até 23 quilos nas aeronaves com mais de 31 assentos, ainda não mudou a aplicação das regras aprovadas pela Anac, em 2016.

O novo texto só entrará em vigor depois de ser sancionado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Na mesma MP, foi aprovada a ampliação de capital estrangeiro na aviação.

*Com Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.