Há dez anos Roberto Jefferson denunciava o Mensalão e quebrava paradigmas

  • Por Jovem Pan
  • 05/06/2015 11h01
RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 13-08-2012, 17h00: O presidente do PTB, Roberto Jefferson, assiste ao seu julgamento no caso do Mensalao em seu apartamento na Barra da Tijuca. Debilitado pelo cancer no pancreas ele avaliou como excelente a defesa de seu advogado . (Foto: Carlos Cecconello/Folhapress, COTIDIANO) Carlos Cecconello/Folhapress Roberto Jefferson está preso após atirar contra agentes da Polícia Federal

A política brasileira é feita, antes de tudo, por personagens que são heróis, vilões ou bandidos, no entanto Roberto Jefferson subverteu a lógica ao entrar para a história como o “corrupto” que “delatou a corrupção”. Com sonoplastia de Fernando Romeiro, a Jovem Pan resgata os áudios históricos do então deputado na reportagem de Thiago Uberreich.

A República brasileira amanheceu no dia 6 de junho de 2005 estarrecida com a denúncia feita pelo então deputado Roberto Jefferson. O presidente do PTB relatava ao jornal Folha de S.Paulo a existência do Mensalão e dias depois seria chamado ao conselho de ética da Câmara. Em seguida, o Congresso instalou a CPI dos Correios e começou a investigar o Mensalão.

O país passou a acompanhar o debate entre o deputado e o ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o petebista poupava o então presidente Lula. “A reação do presidente foi a facada nas costas. Eu contei as lágrimas descendo dos olhos dele”, disse Jefferson.

Ele queria chamar atenção, abusava da retórica e incomodava os poderosos afirmando que, antes de Lula, o país só teria elegido presidentes da elite e acusa Fernando Henrique Cardoso de conhecer a miséria apenas por livros de Graciliano Ramos.

Em um duelo épico, Jefferson enfrentou Valdemar Costa Neto (PL). Na ocasião, o petebista acusou o deputado do PL de receber os repasses de dinheiro e foi chamado de mulherengo e jogador.

Natural de Petrópolis, no Rio de Janeiro, Roberto Jefferson foi um dos 24 condenados pelo Supremo Tribunal Federal no processo. Em maio, o ex-deputado ganhou a chance de cumprir pena em regime aberto e a primeira coisa que fez foi se casar.

Ouça reportagem completa no áudio acima.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.