Inquérito sobre empresa de Antonio Palocci é arquivado

  • Por Estadão Conteúdo
  • 04/10/2016 09h41
BRA01. CURITIBA (BRASIL), 26/09/2016.- El exministro de Hacienda de Brasil, Antonio Palocci, uno de los hombres más influyentes en los Gobiernos de Luiz Inácio Lula da Silva y Dilma Rousseff, llega hoy, lunes 26 de septiembre de 2016,a declarar en el caso de corrupción de la Lava Jato donde es acusado de recibir sobornos para intervenir en ambas administraciones en defensa los intereses de la constructora Odebrecht, en Curitiba (Brasil). EFE/HEDESON SILVA EFE/HEDESON SILVA EFE - Ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci chega a Curitiba em prisão temporária para falar à Lava Jato

O Ministério Público Federal arquivou uma investigação sobre a evolução patrimonial de uma empresa de consultoria do ex-ministro Antonio Palocci. A decisão ocorreu quatro dias antes de ele ser preso na 35.ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Omertà, sob suspeita de captar R$ 128 milhões em propinas da empreiteira Odebrecht.

Palocci está preso em Curitiba, alvo da Omertà, deflagrada no dia 26 de setembro.

As suspeitas sobre o patrimônio de Palocci, em 2011, ajudaram a derrubar o então ministro-chefe da Casa Civil do governo Dilma Rousseff.

O procedimento havia sido instaurado para investigar a informação de que o caixa da Projeto Consultoria se multiplicou 20 vezes entre 2006 e 2010, período em que ele exercia mandato de deputado federal. 

De acordo com o procurador da República no Distrito Federal Frederico Paiva, “a evolução patrimonial condiz com as notas fiscais conforme documentação trazida nos autos, patrimônio adquirido por consultorias que o investigado formalmente promoveu”.

O mesmo procurador, porém, assina um outro despacho em que aponta a existência de dois contratos da Projeto “nos quais há indícios relevantes de ilícitos que, supostamente, justificariam o incremento patrimonial investigado”.

A suspeita é de tráfico de influência de Palocci para favorecer grupos empresariais. 

Na avaliação de Paiva, quando Palocci deixou a atividade parlamentar “não havia óbice para prestação de serviços na condição de particular, fato diferente se fosse na condição de agente público”.

O procurador da República afirma considerar “ser prudente a continuação das investigações acerca da prática de possível ato de improbidade pertinente ao presente contrato”.

Defesa

Por meio de sua assessoria de imprensa, o ex-ministro negou irregularidades. “A notícia, na verdade, é que, depois de quase cinco anos investigando a Projeto, o Ministério Público Federal do Distrito Federal não encontrou nenhuma irregularidade nos contratos da consultoria de Antonio Palocci e se viu obrigado a arquivar o procedimento original”, afirma nota da assessoria.

“Contudo, para dar curso à tentativa de manter suspeitas sobre o ex-ministro, o Ministério Público Federal insiste em investigar o que já investigou. Conforme já reiterado diversas vezes, a defesa de Antonio Palocci reafirma que todos os recebimentos feitos pela Projeto se deram em contrapartida a serviços prestados pela empresa”, diz o comunicado do ex-ministro.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.