“Inventaram denúncias contra mim”, diz Lula

  • Por Jovem Pan
  • 21/02/2018 12h22 - Atualizado em 21/02/2018 12h41
EFE/Sebastião Moreira Lula disse também que "não tem medo da morte". "A única coisa que eu tenho medo é de trair quem acreditou em mim", declarou.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (21) que as denúncias criminais que pesam sobre ele foram inventadas para tirá-lo da disputa à Presidência.

A fala do petista, pré-candidato e condenado em 2ª instância na Lava Jato se deu em um acampamento do Movimento Sem Terra (MST) em Itatiaiuçu, Minas Gerais.

“Para evitar que eu possa ser candidato, eles inventaram uma quantidade enorme de denúncias contra mim”, disse Lula. “Inventaram um apartamento na praia. Eles sabem que o apartamento não é meu. Sabem que não tem contrato, recibo ou aluguel. Mesmo assim me condenaram”, afirmou.

Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro e teve a pena aumentada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª região para 12 anos e um mês de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro por meio de recebimento de propina na reforma de um apartamento triplex no Guarujá.

O ex-presidente responde a outros processos em primeira instância. Lula também é réu e acusado de corrupção e lavagem por meio de reformas no sítio de Atibaia, na compra de um terreno em que seria construído o Instituto Lula e no aluguel de um apartamento vizinho ao que vive em São Bernardo (em outro processo na justiça federal de Curitiba); de tráfico de influência na compra de caças suecos e na edição de Medida Provisória para favorecer montadoras (na Operação Zelotes); de ter favorecido a Odebrecht em obras fora do País em troca de palestras superfaturadas, na Operação Janus (braço da Lava Jato), ação a que responde da 10ª Vara Federal de Brasília; e de ter supostamente tentado comprar o silêncio do ex-diretor Nestor Cerveró, segudno acusação do delator Delcídio do Amaral.

Lula disse ainda que “não tem medo da morte”. “A única coisa que eu tenho medo é de trair quem acreditou em mim”, declarou.

A fala de Lula se deu logo após entrevista à Rádio Itatiaia na qual o ex-presidente chamou o decreto de intervenção federal no Rio de Janeiro de “pirotecnia” e “espetáculo” com objetivos eleitorais. No discurso ao MST, Lula reafirmou que vê uma movimentação política do presidente Michel Temer (MDB) para tentar se manter no Planalto: “Temer quer pegar os votos do (pré-candidato Jair) Bolsonaro e inventou essa de colocar o Exército no Rio de Janeiro”.

Lula segue em sua “caravana” pré-eleitoral por Minas Gerais.

Veja a íntegra da fala de Lula aos militantes do MST:

Ao vivo do acampamento do MST em Itatiaiuçu

Publicado por Lula em Quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.