Jackson Barreto assume governo com desafio de elevar IDH de Sergipe

  • Por Agencia Brasil
  • 01/01/2015 13h59

O governador Jackson Barreto foi empossado hoje (1) para seu segundo mandato em Sergipe, depois de vencer as eleições no primeiro turno. Também assumiu o cargo hoje o vice-governador Belivaldo Chagas, secretário de Educação no governo passado. A cerimônia começou no fim da manhã, no Palácio Governador João Alves Filho, sede da Assembleia Legislativa.

Ao discursar, o governador apontou como meta elevar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Sergipe. No último ranking divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), baseado no Censo 2010, Sergipe tinha o 20º IDH do país, com 0,665. Para ser considerado alto, o indicador que leva em conta renda, saúde e educação precisa superar 0,699. “Nosso desafio é fazer o IDH crescer ainda mais e atingir a marca considerada de alto desenvolvimento humano”, disse o governador.

Barreto acrescentou que seu governo terá que enfrentar um grande desafio na área da saúde. Ele reconheceu que o setor está aquém das necessidades. “Cobraremos também do governo da presidenta Dilma Rousseff maior atenção no que diz respeito à saúde e à divisão dos recursos para esta área”.

Candidato ao governo pelo PMDB, Jackson Barreto recebeu 53,52% do pouco mais de 1 milhão de votos válidos, enquanto o segundo colocado no pleito, Eduardo Amorim (PSC), ficou com 41,37%.

Jackson Barreto assumiu o governo de Sergipe em 2013, após a morte do então governador Marcelo Déda, aos 53 anos, vitimado de câncer. Formado em direito, o governador foi o primeiro prefeito eleito em Aracaju, em 1985. A coligação que o elegeu no ano passado teve 11 partidos: PMDB, PT, PSD, PC do B, PRTB, PDT, PRP, PROS, PSDC, PSB e PRB.

Marcelo Déda foi governador de Sergipe entre 2007 e 2013, e Jackson Barreto foi seu vice-governador apenas no segundo mandato (2011-2013). No primeiro governo, o vice do peemedebista era Belivaldo Chagas, que voltou a assumir o cargo nesta quinta-feira.

Jackson Barreto nasceu no município de Santa Rosa de Lima, interior do estado, em maio de 1944. Foi militante do movimento estudantil e preso político durante o período da ditadura militar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.