Em entrevista, ‘Japonês da Federal’ confessa ter colaborado com a ditadura militar

  • Por Jovem Pan
  • 16/08/2018 08h37 - Atualizado em 16/08/2018 08h51
Jovem Pan Newton Ishii ficou conhecido após a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014

Newton Ishii, conhecido informalmente como “Japonês da Federal”, revelou na madrugada desta quinta-feira (16) que trabalhou para a ditadura militar na década de 1970. A revelação de que Ishii era um espião durante os anos de chumbo veio na programa “Conversa com Bial” da TV Globo.

O Japonês da Federal disse na entrevista o que fazia e como atuava. “Trabalhei, na época da ditadura militar, em diretório estudantil como infiltrado entre os estudantes. Frequentava as reuniões e depois passava as informações”, relembra Ishii.

Apesar de sua colaboração com a ditadura, Newton, hoje, diz que prefere a democracia. “Tudo tem sua época. Mas democracia é essencial. Sou contra direita e esquerda”, afirmou.

Newton Ishii ficou conhecido após a deflagração da Operação Lava Jato, em março de 2014. O agente frenquentemente aparecia nas casas de empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que tinham mandado de prisão expedido. O Japonês da Federal se aposentou da Polícia em fevereiro de 2018, aos 62 anos.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.