JBS se desculpa em nota assinada por delator Joesley Batista: “erramos”

  • Por Jovem Pan
  • 18/05/2017 20h45
Brasil, São Paulo, SP. 14/03/2011. Coletiva com Joesley Batista, presidente da JBS Friboi, sobre uma aquisição do grupo fora do setor de carnes. A JBS é líder em carne bovina no mundo. - Crédito:AYRTON VIGNOLA/ESTADÃO CONTEÚDO/AE/Codigo imagem:100661 AYRTON VIGNOLA / AGÊNCIA ESTADO Joesley Batista

O dono da JBS Joesley Batista divulgou carta nesta quinta-feira em que admite que o grupo errou ao se envolver no maior esquema de corrupção da história do Brasil. No mesmo texto, o empresário, que protagonizou a delação mais bombástica da Operação Lava Jato, pede “desculpas a todos os brasileiros”. 

“Erramos e pedimos desculpas“, escreveu Joesley.

O executivo também disse que a JBS não honrou seus valores quando interagiu, “em diversos momentos, com o poder público.

Além disto, admitiu que foram feitos pagamentos indevidos a agentes públicos. 

O texto foi publicado após a divulgação da gravação feita pelo próprio Joesley com o presidente Michel Temer, em março. O áudio, que já foi entregue à Procuradoria-Geral da República, mostra uma conversa comprometedora entre o empresário e o peemedebista.

Veja a íntegra da nota publicada pela JBS: 

“Erramos e pedimos desculpas. 

Não honramos nossos valores quando tivemos que interagir, em diversos momentos, com o Poder Público brasileiro. E não nos orgulhamos disso.

Nosso espírito empreendedor e a imensa vontade de realizar, quando deparados com um sistema brasileiro que muitas vezes cria dificuldades para vender facilidades, nos levaram a optar por pagamentos indevidos a agentes públicos. 

Ainda que nós possamos ter explicações para o que fizemos, não temos justificativas. 

Em outros países fora do Brasil, fomos capazes de expandir nossos negócios sem transgredir valores éticos. 

Assim construímos um grupo empresarial gerador de mais de 270 mil empregos diretos, com times extraordinários e competentes, que operam 300 fábricas em cinco continentes e oferecem mundialmente produtos de qualidade. 

O Brasil mudou, e nós mudamos com ele. Por isso estamos indo além do pedido de desculpas. Assumimos aqui um Compromisso Público de sermos intolerantes e intransigentes com a corrupção. 

Assinamos acordos com o Ministério Público. Concordamos em participar de alguns dos mais incisivos mecanismos de investigação existentes e nos colocamos à disposição da Justiça para expor, com clareza, a corrupção das estruturas do Estado brasileiro. 

Pedimos desculpas a todos os brasileiros e a todos que decepcionamos, que acreditam e torcem por nós. 

Enfrentaremos esse difícil momento com humildade e o superaremos acordando cedo e trabalhando muito. 

Joesley Batista”

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.