Joe Biden diz que confia no restabelecimento das relações com o Brasil

  • Por Agência Brasil
  • 17/06/2014 12h08

O vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse hoje (17), ao chegar ao Palácio do Planalto para reunião com a presidenta Dilma Rousseff, que confia no restabelecimento das relações com o Brasil após as denúncias de que governantes de vários países foram alvo de espionagem dos norte-americanos. À pergunta de um jornalista se as relações podem ser retomadas, Biden respondeu: “Estou confiante que sim”.

Esta é a primeira visita do vice-presidente norte-americano ao Brasil após as denúncias. Biden terá encontro combém com o vice-presidente Michel Temer. Durante a visita, ele busca ampliar a relação bilateral com o Brasil.

Ao sair, Biden limitou-se a dizer que a reunião foi boa. A expectativa é que ele faça uma declaração à imprensa na Embaixada dos Estados Unidos no início da tarde.

 

No ano passado, Dilma adiou a visita de Estado que faria aos Estados Unidos, no mês de outubro, após a divulgação das denúncias de que os Estados Unidos espionaram dados da presidenta e também da Petrobras. Na ocasião, a Presidência da República divulgou nota oficial informando que a decisão de adiar o encontro foi tomada pelos dois presidentes – Dilma Rousseff e Barack Obama, dos Estados Unidos.

Biden veio ao Brasil assistir ao jogo da Copa do Mundo entre os Estados Unidos e Gana, disputado ontem (16) em Natal (RN). O time norte-americano venceu a partida por 2 a 1. De acordo com a embaixada norte-americana, ele irá à Colômbia, República Dominicana e Guatemala, depois de passar pelo Brasil, para diálogos com os líderes desses países.

Em maio do ano passado, Joe Biden esteve no Brasil e se reuniu com a presidenta Dilma. Na ocasião, declarou que o Brasil superou a fase dos “países em desenvolvimento” e já alcançou o nível das nações desenvolvidas e que os dois países têm de “trabalhar juntos”.

Os Estados Unidos são o segundo principal parceiro econômico do Brasil, atrás apenas da China. A expectativa é que, até o fim do ano, o país tenha recebido mais de 26 mil estudantes brasileiros em universidades norte-americanas.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.