José Reguffe propõe que senadores abram o voto no Senado: ‘É esdrúxulo o que está acontecendo’

  • Por Jovem Pan
  • 02/02/2019 12h00
Reprodução/Facebook O senador José Reguffe (sem partido) é um dos candidatos à presidência do Senado

O senador José Reguffe (sem partido), candidato à presidência do Senado, propôs que os 50 senadores que votaram nesta sexta-feira (1) pela eleição aberta para a presidência da Casa revelem seu voto mesmo se a eleição for secreta, conforme determinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, neste sábado (2). “Os 50 têm que mostrar o voto lá em cima, se alguém não mostrar, a sociedade sabe o que está acontecendo”, disse Reguffe em entrevista à Jovem Pan.

O parlamentar atacou a decisão de Dias Toffoli, que vai contra o que foi escolhido pela maioria dos senadores na sessão de sexta. “O pleno do Senado Federal decidiu que é voto aberto, nada pode alterar essa decisão. Não pode um ministro monocraticamente reverter isso no Supremo Tribunal Federal“, afirmou. “É esdrúxulo o que está acontecendo no Senado Federal neste momento.”

Reguffe defendeu que o voto aberto é um direito da população e dos eleitores dos representantes. “Quando a pessoa vota como cidadão, é um direito dela o voto secreto. Quando vota como representante, é um direito do representado saber como ele vota em cada votação”, explicou o senador.

Um dos candidatos à presidência da Casa, José Reguffe prometeu que abrirá seu voto. “No primeiro turno, meu voto vai ser em mim. No segundo, a gente vai se juntar por uma renovação”, antecipou o político.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.