Jurista diz que proposta de Dilma para ter maior controle da segurança pública fere a autonomia dos estados

  • Por Jovem Pan
  • 03/01/2015 09h17

A proposta da presidente Dilma Rousseff de mudar a Constituição para ter maior controle da segurança pública fere a autonomia dos estados, apontou jurista. Dilma manifestou o desejo de interferir em questões regionais durante discurso de posse na quinta-feira, no Palácio do Planalto.

A ideia foi repercutida pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que classificou a medida como prioridade do setor para os próximos quatro anos. Ouvido pelo repórter Victor La Regina, o jurista Ives Gandra Martins avaliou que a proposta da presidente diminui a autonomia dos estados.

*Ouça os detalhes no áudio

Em relação às Forças Armadas, o jurista Ives Gandra Martins ressaltou que o apoio da presidente só pode ser feito mediante um pedido dos estados. O ex-comandante da Polícia Militar de São Paulo, Carlos Alberto de Camargo, disse que a União pode tomar muitas medidas sem mexer na Constituição.

Camargo defendeu que o governo federal deve investir em cada estado nas áreas de rondas ostensivas e inteligência. A proposta da presidente Dilma Rousseff ganhou força depois da Copa do Mundo, considerada pelo governo um sucesso de integração das polícias.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.