Justiça Federal expede mandado de prisão contra José Dirceu

  • Por Jovem Pan
  • 17/05/2018 19h52 - Atualizado em 17/05/2018 20h03
EFE/Hedeson Alves EFE/ARCHIVO/Hedeson Alves Conforme a decisão, Dirceu tem que se apresentar à Polícia Federal em Brasília até as 17h desta sexta-feira

Nesta quinta-feira (17), a Justiça Federal expediu mandato de prisão contra o ex-ministro José Dirceu. A ordem foi assinada pela juíza Gabriela Hardt, substituta de Sérgio Moro na 13ª Vara Federal. Conforme a decisão, Dirceu tem que se apresentar à Polícia Federal em Brasília até as 17h desta sexta-feira.

No despacho, a juíza definiu que os detalhes a respeito da prisão deverão ser acertados pela defesa do ex-ministro, condenado por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro, diretamente com a PF.

A condenação acontece horas depois do último recurso da defesa ter sido julgado e negado por unanimidade pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4).

Investigado pela força-tarefa da Lava Jato, Dirceu foi acusado de ter recebido dinheiro de empresas que prestavam serviços à Petrobras e condenado, em primeira instância, a cumprir 23 anos e três meses de reclusão. O TRF aumentou a pena para 30 anos e nove meses.

O ex-ministro chegou a ser preso em agosto de 2015, mas conseguiu um habeas corpus em maio de 2017 para aguardar o julgamento em liberdade. Desde então, é monitorado por tornozeleira eletrônica, fato que foi lembrado pela magistrada no despacho e que deve facilitar o cumprimento do mandado.

Agora, ele deve cumprir pena na ala reservada aos presos da Operação Lava Jato no Complexo Médico Penal, em Pinhais, região Metropolitana de Curitiba.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.