Justiça de SP determina reabertura de atendimento na Cracolândia

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2020 12h02 - Atualizado em 09/04/2020 12h07
Estadão Conteúdo A prefeitura já havia fechado, no ano passado, outras duas unidades do Atende na região da Luz, no centro da cidade

Em decisão liminar, a juíza Celina Kiyomi Toyoshima, da 4ª Vara de Fazenda Pública de São Paulo, determinou que a prefeitura da capital deve reabrir a Unidade Emergencial de Atendimento (Atende) que oferece serviços à população em situação de rua na região do centro da cidade conhecida como Cracolândia. O equipamento, que disponibilizava banheiros, alimentação e pernoite foi fechado na quarta-feira (8).

Uma parte dos serviços foi levada para um novo equipamento, construído no bairro do Glicério, a três quilômetros de distância. A prefeitura já havia fechado, no ano passado, outras duas unidades do Atende na região da Luz, no centro da cidade, onde ficam aglomeradas pessoas em situação de rua que usam drogas.

Pandemia
A decisão da juíza Celina Kiyomi Toyoshima, atendeu a um pedido da Defensoria Pública de São Paulo. Na ação, os defensores argumentam que o encerramento deixará a população vulnerável desassistida durante a pandemia de coronavírus.

De acordo com a defensoria, o Atende é o “único equipamento público que tem oferecido, mesmo que de maneira precária, água, alimentação e banheiros para as pessoas em situação de rua no local, a maioria delas em situação de uso abusivo de álcool e outras drogas”.

Segundo a administração municipal, as pessoas em situação de rua serão atendidas pelos Serviço Integrado de Acolhimento Terapêutico (Siat).

O objetivo da mudança, de acordo com a prefeitura, “é melhorar o atendimento no acolhimento e no tratamento da saúde da população de usuários de álcool e drogas em situação de vulnerabilidade e que já faz uso do serviço de atenção integral”.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.